sexta-feira, 20 de março de 2020

Para o caixote do lixo


O melhor que se pode esperar da UE neste contexto é mesmo que não atrapalhe os Estados, onde realmente está a acção que conta na resposta a esta crise.

A Comissão Europeia decidiu reconhecer por uma vez a realidade. As regras orçamentais foram suspensas e as ajudas de Estado foram flexibilizadas. Dois pilares centrais desta UE tiveram de ceder momentaneamente.

É preciso insistir: o défice é uma variável endógena e as regras europeias das ajudas de Estado destinavam-se a trancar as vantagens dos mais fortes.

Entretanto, confirma-se, uma vez mais, a fórmula já clássica: soberano é quem define a regra e a sua excepção. Temos de ser nós, neste rectângulo, a ter este poder.

Um dos grandes desafios mais tarde será mesmo garantir que estes e outros constrangimentos bárbaros nunca mais voltam do caixote do lixo da história da economia política e da política económica.

3 comentários:

Jose disse...

As ajudas da UE são uma variável exógena.

Prescindindo dessa variável...teremos uma maior probabilidade de nos recrearmos com as endógenas.

Manuel Galvão disse...

"soberano é quem define a regra e a sua excepção", porém, quando o soberano define a regra que conduz à dependência de outros soberanos, deixa de ser soberano.
Todo o empréstimo ao exterior é um empréstimo hipotecário. Quando atinge valores grandes o soberano perde poder e, no limite, perde até o território e os meios de produção que lá existem.

Anónimo disse...

Richard Murphy está a emergir como um dos que melhor tem pensado uma estratégia para enfrentar as consequencias económicas do coronavirus. As suas propostas são dirigidas a um país com soberania monetária, o UK, mas podem ser adaptadas na medida em que o medo do virus afrouxe o garrote que a EU exerce sobre países como Portugal.

Eu diria que as medidas que propõe são do mais elementar bom senso.

https://www.taxresearch.org.uk/Blog/2020/03/19/this-recession-is-nothing-like-previous-ones-and-so-it-has-to-be-managed-very-differently/

https://www.taxresearch.org.uk/Blog/2020/03/20/the-challenge-that-the-left-must-face-in-the-current-financial-crisis/

E de uma forma geral todo o seu blog, em que continua a desenvolver proposta de uma política de "aguentar":

https://www.taxresearch.org.uk/Blog/