terça-feira, 31 de março de 2020

Ci salviamo da soli


Aparentemente, é o que muitos italianos andam a dizer depois de queimarem a bandeira da UE, ao som do hino do seu país: salvamo-nos sozinhos, em português.

Diz que é uma tendência nas redes sociais, de resto alinhada com uma sondagem eurocéptica recente. Esta sondagem foi realizada antes da reunião do conselho europeu, onde as fracturas geradas pela zona euro foram, uma vez mais, expostas de forma bem sórdida.

Mesmo alguns dos mais entusiastas federalistas já chegaram, tarde e a más horas, à conclusão que se impunha, embora mantenham um resíduo de arrogância. Tem a palavra Yanis Varoufakis, em declarações ao Daily Telegraph: “Não creio que a UE seja capaz de fazer outra coisa que não seja fazer-nos mal. Opus-me ao Brexit, mas agora cheguei à conclusão que os britânicos fizeram o que estava certo pelas razões erradas.”

O povo inglês estava certo e por isso logo lhe agradecemos. Razões houve muitas, como sempre. Infelizmente, foi a direita que compreendeu e dirigiu o sentimento popular. A esquerda decidiu ir caçar segundos referendos. Em Itália, onde o europeísmo também contribuiu para reduzir a esquerda a uma ruína romana, serão as direitas a dirigir com maior probabilidade.

É que a política nacional tem horror ao vazio. E, reconheçamos, uma parte da chamada esquerda é hoje um vazio despovoado.

5 comentários:

PauloRodrigues disse...

Foram os partidos ditos "socialistas" que se deixaram infiltrar pelo neoliberalismo (terceira via, new labor ou a gaveta de soares) que destruiram a esquerda.

Anónimo disse...

Como o italiano está agora certo, como o português estará certo, o diagnóstico há muito está feito, o que falta é contrariar aquilo que muitos sabem que está mal, o inaceitável erro de governação dos últimos 40 anos foi os partidos ditos democráticos deixarem de defender a democracia, a desintegração dos países não veio de fora foi instigada pelos de dentro. Não se confronta absolutamente nada sem que sejam criadas condições objetivas de resposta, e é aqui que até a intelectualidade vigente parece perder o "pé", acreditam que o posicionamento numa sociedade é uma questão de perspectiva.

Jaime Santos disse...

Tem razão, João Rodrigues, só que não é quem pensa. É a Esquerda da Esquerda que tem um discurso vazio, fala em romper com a UE sem dizer como. Exatamente como durante a crise grega, em que Tsipras e Varoufakis rapidamente passaram de bestiais a bestas porque o primeiro capitulou, depois do segundo ter ido passear a sua vaidade para Bruxelas.

Palavras, leva-as o vento. A Direita irá certamente aproveitar...

Jose disse...

Quase estou para aderir ao projecto de abandonar a UE.

A cretinice de 1975 está tão mal resolvida que mais vale andar com a fita para trás e recomeçar o processo onde ele foi remendado.

Jose disse...

Ouvi o Trump dizer que estava a auxiliar a Itália financeiramente.

Já pegou na Europa pelo Norte, não duvido que o quererá fazer pelo Sul.

O progressismo trumpiano não regateia donde lhe venham os apoios...