quarta-feira, 25 de março de 2020

As pessoas não são bonecos que funcionam a pilhas

Na edição do passado sábado, o Expresso ouviu dez economistas sobre o impacto da pandemia do coronavírus nas contas de 2020. Daniel Bessa, um dos economistas ouvidos pelo semanário, defende a páginas tantas que «agora não vale a pena estimular o consumo porque os consumidores não saem à rua. A única solução é acudir à tesouraria das empresas para que elas ainda cá estejam quando o vírus passar». Uma resposta que é todo um programa.

Talvez Daniel Bessa não tenha ainda percebido que não se trata propriamente de «estimular o consumo» (embora também isso seja importante, como a estupidez da austeridade, de que Bessa foi entusiasta, demonstrou). Trata-se de constatar que, mesmo não saindo à rua (e reduzindo por isso despesas com transportes ou vestuário, por exemplo), as pessoas precisam de se continuar a alimentar e de assegurar encargos com a renda ou a prestação da casa, a par dos consumos domésticos de eletricidade, água e gás. Ou seja, que é preciso garantir que as famílias não têm uma quebra de rendimento que comprometa a sua subsistência nos próximos tempos.


Poderia admitir-se, é verdade, que quando Daniel Bessa diz que «a única solução é acudir à tesouraria das empresas», está a pensar nos salários dos trabalhadores e na necessidade de evitar despedimentos. Contudo, não só não o diz (e era fundamental que o dissesse) como seria estranha, nesse caso, tamanha repulsa pelo apoio às famílias (que, nas circunstâncias em que nos encontramos, Bessa chama de «estímulo ao consumo»). O objetivo parece ser apenas, de facto, o de fazer com que as empresas «ainda cá estejam quando o vírus passar». Como se as pessoas fossem uma espécie de bonecos a pilhas, que se podem desligar por uns tempos.

1 comentário:

Geringonço disse...

Aquilo que um famigerado troll escreve aqui no Ladrões não é uma caricatura da direita, é a direita realmente existente!
A direita manipuladora, aldrabona, predatória, cruel...

O famigerado troll do Ladrões (e não só!) é o Dainel Bessa (Manuel Carvalho, Helena Garrido, etc.) mas sem filtros!