terça-feira, 24 de março de 2020

Não há alternativa: somos todos socialistas. Quando a coisa aperta.

Nos EUA, quando a administração Trump informou o congresso que estava a considerar o reembolso dos hospitais pelo tratamento de cidadãos dos EUA infetados com o vírus e sem seguro de saúde, os Republicanos, que sempre se opuseram à presença do Estado na saúde, vieram prontamente esclarecer que, obviamente, a sua posição não era assim tão absoluta. “Isto pode ser considerado medicina socializada”, defendeu Ted Yoho, um senador republicano da Flórida, “[m]as em face de um surto, de uma pandemia, quais são as tuas opções?”.

E a Uber? O que nos diz essa empresa farol do empreendedorismo escravocrata, que até agora fazia tudo ao seu alcance para não reconhecer a relação de trabalho com os seus condutores, esquivando-se, assim, ao pagamento de contribuições e outras regalias sociais? Parece que agora já pensam que, face à pandemia, essa invenção do horrível socialismo, que dá pelo nome de baixa médica paga, pode não ser má ideia.

Tudo isto, acima, pode ser lido no pasquim revolucionário por excelência, senhoras e senhores, The New York Times.


No Reino Unido, com os herdeiros de Margaret Thatcher no poder, a falência iminente do sistema privatizado de transportes obriga o governo à sua nacionalização. “É temporário” dizem-nos. E nós acreditamos. Sem a devida resposta popular, as empresas falidas oportunamente regressarão limpas de prejuízos ao setor privado. 


Em Portugal, o Observador* – isso mesmo, o Observador – diz ter um “Plano para a Comunicação Social enfrentar as consequências da pandemia”, mas, numa leitura na diagonal, podemos rapidamente concluir que não é plano coisa nenhuma mas, tão só, e apenas, a exigência razoavelmente malcriada de um subsídiozito.

O “jornal” explica-nos candidamente que “não é favorável, como princípio, a quaisquer apoios do Estado específicos para as empresas em geral e em particular para as da Comunicação Social” –, mas que decorre de uma emergência criada pelo quase desaparecimento do mercado de publicidade.”

Adivinhem de quem é a culpa? Das “autoridades”, do Estado, obviamente. De quem mais poderia ser? “Esta quebra, aliás, resulta das medidas tomadas pelas autoridades para suspender ou limitar a actividade económica com vista a conter a epidemia”.

Mas a coerência está lá toda, claro, o mercado resolve tudo, somos contra a intervenção pública em todas as circunstâncias, exceto quando o aperto nos bate à porta, ou melhor, à carteira. É preciso ter topete.

De facto, quando a coisa aperta, não há alternativa, somos todos socialistas. Depois da crise, se não o impedirmos, voltamos ao mesmo: socialismo só para os ricos.

* Desculpem, por favor, mas não coloco o link. Os tempos impõem contenção sanitária.

8 comentários:

Anónimo disse...

O socialismo é como o estado de emergência: é necessário em alturas de crise mas ninguém o advoga para tempos "normais". É tão simples quanto isto.

Geringonço disse...

Homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, quer subsídios do Estado para enfrentar a crise!

Elon Musk e Jeff Bezos querem 5 biliões de subsídios para manterem as suas empresas aeroespaciais.

https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/mar/22/coronavirus-relief-bill-corporate-coup

O mesmo artigo de Matt Stoller refere como estes “bailouts” (resgates) podem (podem? lololol) estar a ser usados para (mais) um golpe da classe Capitalista.

Mais uma estória de amor dos Capitalistas pelo Socialismo!

O CEO da United Airlines faz um ultimato ao governo!
Se o governo não começar a passar o guito até ao fim de Março o CEO vai cortar em salários (não do CEO aposto!) e postos de trabalho.

O CEO da United Airlines ganhou mais de 10 milhões de dólares em 2019.

https://www.cnbc.com/2020/03/20/united-warns-of-possible-job-cuts-if-government-doesnt-act-quickly-on-coronavirus-aid.html


Capitalismo não é apenas dependente do Estado em tempos de crise, Capitalismo é sempre dependente de uma maneira ou de outra dependente do Estado mesmo em tempos de “vacas-gordas”, mas os tempos de crise têm esta característica de mostrar a muitos o quão dependente Capitalismo é do Estado, extremamente dependente!

antonio disse...

O Anónimo anterior é da direita retardada, porque não consegue entender à primeira... É tão simples quanto isto.

Jose disse...

Quem paga impostos é socialista?

O Estado foi inventado pelos socialistas?

Que os socialistas se presumem como donos do Estado, é uma evidência; que o paguem seguramente que não.

Anónimo disse...

Podia explicar o seu ponto de vista mas prefere insultar.

Anónimo disse...

Até parece que o NYTimes e o porta voz dos Republicanos! Sinceramente ! Farhad Manjoo apenas escreveu um artigo de opinião em 11 de Março no NYTimes. Não se trata de um editorial! Se o NY Times e um pasquim o que sao para o autor o NY Post ou o Correio da Manhã?

Avelino Pais

Phobos disse...

É isso. No dia a dia é cada um por si. Quando a coisa aperta, on estado nacionaliza, paga os prejuízos com impostos do Zé e dos vende a preços de saldo para o privado voltar ao business as usual.

Anónimo disse...

E o socialismo é dependente do dinheiro que vai buscar ao capitalismo...