terça-feira, 4 de janeiro de 2022

O princípio da certeza

Num programa de debate enviesado, agora chamado Princípio da Incerteza, na chamada CNN-Portugal, Pacheco Pereira alertou: “Se a campanha eleitoral fica inteiramente dependente da comunicação social, ela vai ser particularmente enviesada.” 

Curiosamente foi seguido pelos seus companheiros de debate – António Lobo Xavier e Ana Catarina Mendes –, discretamente siderados pelo facto de ter sido um antigo candidato do CDS-PP chamado Sebastião Bugalho o único actor político a comentar até aí os debates dessa noite. Na SIC-N foi Pedro Marques Lopes, consistente apoiante de Rui Rio. E assim sucessivamente. 

Nada que surpreenda. As coisas estão de tal forma que o marxismo mais elementar explica o essencial da economia política desta televisão: estes aparelhos ideológicos veiculam as ideias dominantes e estas são aquelas que estão na zona de conforto dos dominantes que os controlam. A zona vai do PS de direita para a direita, com uma ou outra excepção que serve para confirmar a regra. 

É o princípio da certeza. Não nos habituemos.

5 comentários:

Anónimo disse...

As esquerdas tem que ser mais criativas,virem ao encontro das pessoas e passarem a mensagem de que a 30 de Janeiro se vota para eleger deputados e não primeiro(s) ministros.

Emilio Antunes Rodrigues disse...

Quem domina a palavra domina a consciência de quem a ouve. No tempo do outro fascismo havia a censura dos coronéis que cortavam o que não queriam que chegasse ao leitor e o leitor sabia que o que lia era só o que interessava ao regime, neste convencem-nos que o que lemos é livre de condicionalismos do poder e mentem-nos convencendo-nos de que o que lemos não é só o que interessa aos proprietários dos meios de comunicação como lhe interessa como os lemos. Cada vez fazem mais falta fontes alternativas de informação.

Rasputin disse...

E não será nos próximos 30 dias que tal irá mudar!
Sentem o cheiro do poder tão perto que quase são capazes de o saborear e assim será, muito provavelmente.
O meu sogro, todos os domingos religiosamente (que ninguém se atreva a mudar de canal), ouve o LMM a comentar tudo e mais alguma com a devida inclinação para a direita, não se coibindo de dizer as maiores mentiras como se fossem factos indesmentíveis.

TINA's Nemesis disse...

O que uma pessoa extrai das coisas que são ditas por um pretendente a novo Vasco Pulido Valente como é esse Sebastião Bugalho?
Será que acha que estes comentadores da treta estão ali porque são imparciais e inteligentes?
Acha que estes comentadores/ propagandistas ocupam as posições que ocupam por mérito?

Tenho pena daqueles que ligam a TV para se "informarem", também são vítimas...

Francisco disse...

Muito se tem falado e escrito por estes dias, em relação às aspirações de muitos cidadãos de esquerda quanto a uma renovada experiência governativa envolvendo PS, BE e PCP. Essas aspirações, esbarram contudo e de forma muito violenta contra os muros que lhe são antepostos por todos aqueles que ocupando no interior do sistema capitalista as posições da classe dominante, ambicionam eliminar de vez qualquer resquício dos valores de esquerda (ainda que muito limitados e contido, porque a força de cada é só a força que cada um tem) na esfera da governação política. Naturalmente que neste complexo puzzlle ideológico, o PS poderia ter um papel capital no que toca ao estabelecimento das bases que assegurassem um mínimo decente de pluralismo e isenção informativa. Não o faz contudo, já que, como se vê, participa precisamente dos mesmos vícios dos demais comensais que habitualmente gravitam em torno da gamela da poder e, tal como eles e lá no íntimo, uma parte importante do PS realmente existente, partilha exactamente do mesmo revanchismo classista contra aqueles que à sua esquerda, suportando-o, o incomodam apesar de tudo.