quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os Donos de Portugal

Leiam o que Jorge Costa escreveu sobre Champalimaud para saberem como se constrói uma fortuna antes e depois do 25 de Abril. Uma pequena parte de uma investigação colectiva que será lançada em livro na próxima semana: “Os Donos de Portugal”. Jorge Costa, Cecília Honório, Luís Fazenda, Francisco Louçã e Fernando Rosas são os autores. Podem ler um capítulo do livro na Vírus e um resumo de outro capítulo na Visão. Da história à economia política, passando pelo jornalismo: interdisciplinar como se quer. Podemos esperar um contributo para um retrato histórico do capitalismo português sem romances de mercado, mas antes com muito poder e muitas redes sociais à mistura e o vício de uma certa forma de acumulação. Não é defeito, é feitio. O dinheiro, por muito concentrado que esteja e por muitas, e pouco republicanas, capacidades que tenha de se transformar em poder político, ainda não determina a memória. Esta também é necessária para superar um Estado dependente dos especuladores e da lumpemburguesia, o Estado das engenharias neoliberais...

6 comentários:

Eduardo disse...

É preciso ser um grande porco para pôr o Eng. Belmiro de Azevedo e o sanguinário tirano Eduardo dos Santos no mesmo saco.

Margarida V disse...

voltei aos blogs, tinha saudades de passar por aqui

Rui Costa disse...

Não mandam os dois em Portugal?
Se fizerem um livro sobre portistas poderá estar lá a foto do José Eduardo dos Santos e a minha, não quer dizer que eu seja igual a ele.

Bloco de Ideias Vila Seca disse...

o Eduardo dos Santos um DITADOR SANGUINÁRIO? mas quando é que as sanguessugas neoliberais tem sentimentos? suponho que será quando têm os putos a trabalhar em fábricas nos Países emergentes ou quando a P... da filha do Eduardo dos Santos investe na bolsa portuguesa. linearmente são todos a mesma tralha. jorge mateus

Eduardo disse...

Bloco de Ideias, estude um pouco sobre o liberalismo, que pelos vistos ignora por completo (a não ser os lugares comuns que ouve no café) e depois então tente articular algum pensamento sobre o assunto.

filipe disse...

O novo hino nacional

Heróis do mal
Pobre Povo
Nação doente
E mortal
Expulsai os tubarões
Exploradores de Portugal
Entre as burlas
Sem vergonha
Ó Pátria
Cala-lhes a voz
Dessa corja tão atroz
Que há-de levar-te à miséria
P’ra rua, p’ra rua
Quem te está a aniquilar
P’ra rua, p’ra rua
Os que só estão a chular
Contra os burlões
Lutar, lutar !

Roubado daqui:
http://franciscotrindade.blogspot.com/