quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os Donos de Portugal

Leiam o que Jorge Costa escreveu sobre Champalimaud para saberem como se constrói uma fortuna antes e depois do 25 de Abril. Uma pequena parte de uma investigação colectiva que será lançada em livro na próxima semana: “Os Donos de Portugal”. Jorge Costa, Cecília Honório, Luís Fazenda, Francisco Louçã e Fernando Rosas são os autores. Podem ler um capítulo do livro na Vírus e um resumo de outro capítulo na Visão. Da história à economia política, passando pelo jornalismo: interdisciplinar como se quer. Podemos esperar um contributo para um retrato histórico do capitalismo português sem romances de mercado, mas antes com muito poder e muitas redes sociais à mistura e o vício de uma certa forma de acumulação. Não é defeito, é feitio. O dinheiro, por muito concentrado que esteja e por muitas, e pouco republicanas, capacidades que tenha de se transformar em poder político, ainda não determina a memória. Esta também é necessária para superar um Estado dependente dos especuladores e da lumpemburguesia, o Estado das engenharias neoliberais...

6 comentários:

  1. É preciso ser um grande porco para pôr o Eng. Belmiro de Azevedo e o sanguinário tirano Eduardo dos Santos no mesmo saco.

    ResponderEliminar
  2. voltei aos blogs, tinha saudades de passar por aqui

    ResponderEliminar
  3. Não mandam os dois em Portugal?
    Se fizerem um livro sobre portistas poderá estar lá a foto do José Eduardo dos Santos e a minha, não quer dizer que eu seja igual a ele.

    ResponderEliminar
  4. o Eduardo dos Santos um DITADOR SANGUINÁRIO? mas quando é que as sanguessugas neoliberais tem sentimentos? suponho que será quando têm os putos a trabalhar em fábricas nos Países emergentes ou quando a P... da filha do Eduardo dos Santos investe na bolsa portuguesa. linearmente são todos a mesma tralha. jorge mateus

    ResponderEliminar
  5. Bloco de Ideias, estude um pouco sobre o liberalismo, que pelos vistos ignora por completo (a não ser os lugares comuns que ouve no café) e depois então tente articular algum pensamento sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  6. O novo hino nacional

    Heróis do mal
    Pobre Povo
    Nação doente
    E mortal
    Expulsai os tubarões
    Exploradores de Portugal
    Entre as burlas
    Sem vergonha
    Ó Pátria
    Cala-lhes a voz
    Dessa corja tão atroz
    Que há-de levar-te à miséria
    P’ra rua, p’ra rua
    Quem te está a aniquilar
    P’ra rua, p’ra rua
    Os que só estão a chular
    Contra os burlões
    Lutar, lutar !

    Roubado daqui:
    http://franciscotrindade.blogspot.com/

    ResponderEliminar