terça-feira, 6 de setembro de 2022

Truques


Os truques de António Costa estão gastos. Nem sequer estou a pensar na manipulação das pensões já bem assinalada por Sérgio Anibal no Público – “Governo entrega bónus de meia pensão, mas pensionistas saem a perder a prazo”. O truque consiste em apresentar valores absolutos para impressionar: 2,4 mil milhões parece muito dinheiro para apoiar as famílias. 

No Orçamento do Estado para 2022, o Governo previa um aumento da receita de 5,5 mil milhões de euros, sobretudo à boleia do crescimento nominal do PIB de cerca de 9%, e um aumento da despesa de pouco mais de 4 mil milhões. Previa uma inflação de 4%, cerca de metade da que será certamente registada, pelo que só por aí o crescimento da receita será certamente muito superior ao previsto. Neste contexto, 2,4 mil milhões de euros de despesa adicional é um montante modesto. 

Ao contrário do Governo alemão, que lançou um imposto sobre os lucros, este Governo deixa os lucros extra e ordinários do grande capital intactos. Dado que nada diz sobre salários reais, a transferência maciça de rendimentos do trabalho para o capital continuará imparável.

3 comentários:

TINA's Nemesis disse...

Vigarista e manhoso como Passos Coelho, mas supostamente Costa é melhor que o Coelho…
Qual é o sabor de neoliberalismo que gostam mais? O do Partido “Social Democrata” ou o do Partido “Socialista”?

Como tenho dito, o Partido que não é Socialista está a gerir o declínio da população portuguesa, até é melhor neste desígnio que o Partido que não é Social Democrata pois faz ingénuos acharem que é menos mau que o P”SD”.

E olhem como os necrófagos pagos pelas oligarquias estão a preparar ideologicamente a população portuguesa para ainda mais sacrifícios:

“Costa tem de alertar para “fim da abundância”, mas “sem ser catastrofista”
Macron lançou o debate ao falar do “fim da abundância”. Costa deve segui-lo? A economista Susana Peralta defende que é preciso preparar as pessoas para o que aí vem”

https://www.publico.pt/2022/09/03/politica/noticia/costa-alertar-fim-abundancia-catastrofista-2019229

Tal como os anos antes da vinda da Troika a população portuguesa foi preparada para aceitar o veneno da TINA…
Quando é que o povo(s) se revolta contra a destruição que as “elites” lhes estão a impor?

José disse...

Na velha Senhora, a forma de encerramento dos documentos oficiais era um peremptório "A Bem da Nação". Sugiro que a forma de encerramento da nova Senhora (por certo, "socialista"), passe a ser "A bem do Mercado".

Anónimo disse...

Podia dar mais e podia prolongar as medidas por mais tempo.