sábado, 10 de setembro de 2022

Receita para afundar a sociedade


Receita para afundar a sociedade: produzir uma recessão para acompanhar esta inflação.

Como escreveu a CNN,
depois há um cenário adverso para o caso de a guerra na Ucrânia e os seus efeitos económicos se prolongarem por muito mais tempo [devia ser o cenário base, digo eu]. Neste cenário, a zona euro entraria em recessão no próximo ano, com a economia a recuar 0,9% e a taxa de inflação manter-se-ia elevada com os preços a subirem a um ritmo de 6,9%.
Portanto, apesar das ajudas, o povo continuará a perder poder de compra com aumentos de salários e pensões inferiores à inflação e, para "ajudar à missa", o BCE continua a aumentar os juros para que as famílias e as empresas paguem mais pelos seus empréstimos.

E isto é feito em nome do combate a uma inflação que é determinada pelos custos na oferta e por abusos especulativos em grandes empresas com poder de mercado [aumento do preço superior ao aumento dos custos]. De notar que até Vítor Constâncio está preocupado com esta orientação da política monetária.

Quer dizer, reduz-se o consumo e o investimento, gera-se desemprego e desce o produto (PIB). Entretanto, o défice e a dívida pública - em % do PIB - sobem porque o denominador da fracção diminuirá.

Assim, afunda-se deliberadamente a economia e a sociedade em nome do (suposto) combate à inflação, do mito das "contas certas" e da omnipotente "confiança dos mercados financeiros".

Só me resta esperar que até ao fim do ano ganhem juízo e mudem de rumo, mas estou pessimista. Estejam atentos às eleições em Itália.

Sem comentários: