terça-feira, 20 de setembro de 2022

Sábado, em Vila Real

Integrada na quarta edição dos seminários promovidos pela Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte, em articulação com a plataforma Architects Declare Portugal, realiza-se no próximo sábado, 24 de setembro, em Vila Real, o terceiro painel do ciclo «2051: Odisseia dos Espaços - (Eco)Ficções do Espaço Construído», dedicado à Sustentabilidade Social (ver programa aqui).

Com moderação de Luísa Schmidt (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), participam nesta sessão Cidália Silva (Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho), José Carlos Mota (Universidade de Aveiro) e Nuno Serra (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra).

Assumindo os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, este seminário procura, num contexto interdisciplinar, «discutir a sustentabilidade ambiental, económica, e social, no percurso do ambiente construído», tendo em vista «lançar o mote para imprimir na consciência coletiva a urgente necessidade de repensar as práticas do setor da construção e instigar uma análise futurológica do European Green Deal, que permita refletir sobre o território após o cumprimento das metas de 2050». Contribuindo, deste modo, para «pensar as realidades que poderemos ter em 2051 e os passos que a elas nos conduzirão». A participação em todas as atividades dos diferentes painéis é livre, apenas requerendo a respetiva inscrição prévia.

Sem comentários: