quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ideias socialistas

"Contraste-se este nosso regime comercial com o dos Países Baixos; o mercado imobiliário holandês é dos que mais exemplarmente executa a retenção pública de mais-valias urbanísticas. Mesmo que se encontrem contíguos aos perímetros urbanos, os solos agrícolas holandeses são transaccionados a preço estritamente agrícola, posto que qualquer comprador privado sabe de antemão que futuros acréscimos de valor do solo, produzidos por via de loteamentos, reverterão para o erário público. Além de reter as mais-valias urbanísticas, o Estado Holandês oferece também para arrendamento público mais de 30% do parque habitacional do país — fórmula que além de facilitar a mobilidade laboral e assegurar residência a preço justo para toda a população, dificulta sobremaneira o crescimento de bolhas imobiliárias."

Pedro Bingre, Opinião Socialista.

3 comentários:

Anónimo disse...

Joaquim Bravo:

MAIS IMPRESSIVO... do mesmo autor... no mesmo artigo!

Nas autarquias, nos órgãos de soberania, no tecido empresarial do país, existem inúmeros protagonistas cuja ascensão ao poder tanto político como económico resultou das oportunidades de enriquecimento a expensas de alvarás urbanísticos.

Rebentada a bolha imobiliária, a fonte das suas riquezas secou; mas o seu poder político mantém-se.

Se, durante as décadas de despautério imobiliário não souberam fazer melhor do que promover o caos urbanístico aprovando loteamentos em terrenos de aliados seus, ao mesmo tempo que fechavam os olhos ao endividamento nacional que sustentava as fortunas que criaram a dedo, dificilmente serão eles a encontrar solução para o problema em que a sua ganância nos lançou.

Quem sacrificou Portugal à corrupção urbanística não pode salvar o país da miséria que ela trouxe.

Wyrm disse...

A avaliar pelos textos de muita da bloga liberal-caceteira portuguesa, estes devem considerar a Holanda uma república soviética...

Rui Fonseca disse...

Leio este texto de P Bringue e não posso senão concordar com ele.

Mas depois interrogo-me: Quem esteve (e está)a grande maior parte do tempo à frente dos destinos deste país depois do 25 de Abril?

Não deixa de ser surpreendente e irónico que este magnífico libelo acusatório seja subscrito por um socialista.

Remorso ou repulsa, quem é culpado por ti?