segunda-feira, 7 de março de 2022

Trio histórico-ideológico

1. Se é verdade que o historiador Francisco Bethencourt, com quem já polemizei por duas ou três vezes, reconhece o contributo de Lénine para a questão das nacionalidades no período pós-imperial, também é verdade que é demasiado generoso para Woodrow Wilson, quando o compara com Lénine na defesa da autodeterminação dos povos. Sim, tropeça-se logo no início do seu último artigo. No célebre discurso dos 14 pontos, em 1918, o Presidente norte-americano circunscreveu o princípio da autodeterminação basicamente à Europa. O seu racismo segregacionista e o colonialismo dos seus aliados levaram-no a tal, ao contrário de Lénine, sempre muito mais universalista, até porque anti-colonialista e anti-racista. Posições destas levaram precisamente o futuro Ho Chi Minh (nasceu Nguyễn Sinh Cun) a passar de Wilson para Lénine. E pensar que historiadores liberais, como Rui Tavares, preferem Wilson… 

2. Já que estamos na tradição leninista, tive ontem a felicidade de ser um dos milhares e milhares de cidadãos e de cidadãs no Campo Pequeno. Jerónimo de Sousa reafirmou, sublinho a palavra reafirmou, aí: “O PCP não apoia a guerra. Dizer o contrário é uma vergonhosa calúnia. O PCP tem um património inigualável na luta pela paz. O PCP não tem nada a ver com o governo russo e o seu presidente. A opção de classe do PCP é oposta à das forças políticas que governam a Rússia capitalista e dos seus grupos económicos (…) Em nome da guerra está em curso a mais desbragada intolerância e difusão de ódio fascizante, a criminalização do pensamento e de toda e qualquer opinião que questione a ditadura do pensamento único, a instituição da censura, o condicionamento do acesso à informação a limitação de liberdades, direitos e garantias”...

3. Carmo Afonso continua com a coragem de sempre: “É preciso atender às vozes que dizem que os recentes avanços da NATO, em direção à Rússia, concretizados na adesão de novos países vizinhos, contrariaram entendimentos vigentes e que seguravam a paz”. Desde que muito recentemente deixei de comprar o jornal em papel, rompendo com um hábito de mais de trinta anos, que tenho reparado mais no sítio: as crónicas de Carmo Afonso não têm sido lá muito destacadas…

 

6 comentários:

Anónimo disse...

Permita-me deixar aqui o momento gravado em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wJRzCdV1OSQ&ab_channel=PCP

Jose disse...

Tudo muito emocionante no enunciado de princípios.

O que define o emissor é o que nas acções faça para lhes dar efectiva execução.


TINA's Nemesis disse...

Dizem os spin doctors que a posição do PCP é pró o novo “Hitler” Putin...
E o que dizer daqueles, como Ana Gomes, que andam praticamente a pedir que o holocausto nuclear aconteça?

Eu já praticamente não tenho sensibilidade para a hipocrisia dos do costume, já são alguns anos consciente das aldrabices constantes que passam na manipulação social, mas não consigo ficar indiferente a mais esta nova rodada de duplicidade de padrões.
Onde está a indignação pelas opiniões que instigam a potencial guerra nuclear, a última das guerras?
Vai Ana Gomes deixar de ter espaço nos média?
Vai ter as suas contas nas redes ditas sociais bloqueadas?
Vai ser cancelada pelos activistas dos cancelamento?

Sabem porque Ana Gomes não vai ser cancelada?
Não vai ser cancelada porque ela uma fanática pró-Nato e pró-UE.
Os pró-Nato e pró-UE podem defender todas as barbaridades pois serão protegidos.

TINA's Nemesis disse...

Eu não entendo o PCP, por um lado criticam a integração de Portugal no Euro mas eu não os vejo a explicar dia após dia como implementar uma nação monetariamente independente, sim, estou a referir-me à Teoria Monetária Moderna!
Então os dos PCP não perceberam já com a ajuda da MMT podem explicar à manipulada população portuguesa que a “bancarrota” foi uma aldrabice colossal com consequências nefastas?
A população portuguesa (e não só) tem que perceber que foi manipula deliberadamente pelos autocratas europeístas.
Estão há espera que o Partido - que não é - Socialista explique ao povo o que aconteceu, sabem perfeitamente que isto não vai acontecer…
Vai ter que chegar o dia em que nós vamos ter que confrontar os euro-mentirosos seriamente, se nós não fizermos isto nunca mais saímos pântano, e só tende a piorar!

Eu peço aos dirigentes do PCP que estudem a Teoria Monetária Moderna, MMT vale tanto para o Capitalismo como para o Socialismo, é uma explicação de como o dinheiro funciona, o PCP se for um partido sério na sua vontade em desenvolver Portugal tem que contribuir para a elucidação da população portuguesa nesta crucial questão monetária.

Eu não peço isto ao BE porque o BE claramente não está disposto a abdicar do “europeísmo”...

Anónimo disse...

Ana Gomes deseja que a Ucrânia lute até não haver um prédio em pé ou um ucraniano vivo. Mas continua feliz e contente a usufruir do estilo de vida que o gás russo lhe permite ter.
Desconfiar sempre dos que querem guerras onde os seus filhos não irão combater.
Uma sanguinária.

Mozgovoy disse...

Ò Aninhas, sua fofinha, olhe que a Federação Russa não é a Líbia, pelo que jamais passeará pelos corredores do Kremlin como o fez em Trípoli, sorridente e com o coração transbordante de democrática alegria, no "compound" do Kadaffi. Meta lá a violinha euro-democrática-bombista no saco do lixo da História, e saia de mansinho antes que a coisa dê verdadeiramente para o torto e acabe os seus dias transformada em poeira radioactiva.