terça-feira, 29 de março de 2022

Tempos anacrónicos


Lembram-se deste episódio televisivo da recém-estreada CNN Portugal?

O lapso cómico inflamou num ápice as redes sociais, ressoando como uma enorme e sonora gargalhada. Era uma gargalhada sincera pelo momento irracional daquela falsa ligação sináptica, mas ao mesmo tempo representava um gozo crítico à arrogância com que a TVI irrompera à cowboy na concorrência informativa, batendo-a, com a imagem "de qualidade" e o apoio da CNN norte-americana. Era como se tudo estivesse muito bem embrulhado, mas cheio de lacunas de base por parte das estruturas montadas. Era a imagem simbólica de que parecia informação, voava como informação, mas era outra coisa qualquer.

Pois bem, a todos os que riram da situação, saibam no que dá esse momento hilariante, num ambiente cegamente concorrencial: há propostas de despedimento da pessoa que foi dada como responsável pelo lapso!

É como se quem está a frente da TVI visse o filme "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin (de 1936!) e aplaudisse o despedimento daquele operário que não conseguiu acompanhar o ritmo infernal das máquinas, que o obrigava - a ele e a todos os operários - a laborar sem descanso, sem pensar, sem lógica humana que não o resultado final favorável a quem era dono da máquina.

Passaram quase 100 anos, mas ainda há não tenha ainda percebido o filme...


7 comentários:

Jose disse...

Pois claro, tadinho... e divertiu tanta gente!

João Ramos de Almeida disse...

Caro José,

Até parece que faz de propósito. Como é que faz para estar sempre do lado errado das questões?

Filipe disse...

Chamo-lhe a grande noite neoliberal. Um dia acordaremos e voltaremos a pensar que nem tudo é lucro, resultados, produtividade, quantidade...

Jose disse...

Caro João,
É para si novidade a minha aversão à doutrina dos coitadinhos?
Não sei se o autor merece ou não ser despedido; saberá quem esteja em posição de avaliar o seu trabalho e a circunstância do incidente.
Mas a lamechice da imagem do Chaplin a propósito de coisa nenhuma...

Anónimo disse...

Trabalhar na indústria informativa nos dias de hoje deve ser um suplício. Dá-me pena ver aqueles pivots tão jovens todos os dias a reproduzirem tanta inanidade, imagino aquilo que não se vê... Não era trabalho que desejasse para os meus filhos.

Francisco disse...

Eu, que infelizmente admiro a capacidade de síntese, mas que não a possuo, apenas posso dar os parabéns ao Filipe. É de facto de uma noite (negra, já agora) que se trata. O desenvolvimento de estratégias consistentes (e que ousadas terão que ser...), para um despertar urgente e consistente, que nos devolva de novo à condição essencial de seres humanos, tem que ser o objectivo central das nossas vidas.

TINA's Nemesis disse...

"Jose", a tua aversão ao que chamas "doutrina dos coitadinhos" é apenas uma táctica tua para lidares com a tua insegurança, tu escondes as tuas fraquezas com agressividade.

"Jose", NATO, Comissão Europeia não passam de bullies, opressores cheios de insegurança pois sabem que não têm nem senso de justiça nem legitimidade.

A sua insegurança é ainda mais visível em tempos que a sua retórica é crescentemente questionada.