segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Má sorte e má vida?

«No respeitante à visão dos Europeus relativamente às causas e razões da pobreza, na generalidade, a injustiça na sociedade é vista como a causa mais frequente da pobreza (37%), logo seguida da preguiça e da falta de vontade (20%) e da má sorte (19%). Em Portugal 52% dos respondentes consideram que as causas da pobreza são pessoais (23% derivado à má sorte e 29% derivado à preguiça) e 40% consideram que são sociais (33% derivado à injustiça e 7% ao progresso)».

Dados de uma sondagem deprimente que consta de uma boa sistematização sobre a pobreza em Portugal. Dados que mostram como é urgente tornar minoritárias as múltiplas expressões das ideologias do individualismo possessivo, responsáveis pelo domínio de uma visão errónea, fatalista e moralmente repugnante da pobreza. Como sempre, as prioridades das políticas públicas são antes de mais o resultado dos valores que são dominantes e que enquadram a acção política organizada.

Em Portugal, a pobreza tende a ser invisível e a ser demasiado naturalizada por «explicações» que têm por único propósito culpar as vítimas. E, só para piorar as coisas, um sistema socioeconómico crescentemente injusto tende a alimentar, num ciclo vicioso, visões cada vez mais distorcidas do mundo e da vida.

3 comentários:

Miguel C. Romão disse...

"Vais mas é trabalhar pah!"

Ao que o outro responde:

"Mas o meu patrão fechou a fábrica e foi de bolsos cheios e com as máquinas para o leste..."

E o primeiro riposta:

"Vais mas é trabalhar pah! Seu preguiçoso!"

Isto para falar da pobreza relativa ao desemprego, há quem seja "mas eu trabalho, recebo pouco e, ao contrário de si e do meu patrão, pago impostos e segurança social..".

Há de ser da preguiça!

NC disse...

Dê um pulinho à Caldeirada de Neutrões, vá lá. Não seja preguiçoso :-)

Ricardo G. Francisco disse...

As pessoas são empurradas por um sistema que as destroi.

http://small-brother.blogspot.com/2007/10/segurana-social-concorrncia-desleal.html

http://small-brother.blogspot.com/2007/10/seguraa-social-2-mquina-trituradora.html