sexta-feira, 30 de junho de 2023

Como é que se diz «o problema não é a falta de casas» em inglês?


«Como bem sublinha Ann Pettifor, não é hoje possível compreender a atual crise de habitação nos termos da "sabedoria convencional". Isto é, a partir da ideia de que a questão se resume a um simples desencontro entre a oferta e a procura, bastando que a alegada falta de casas seja suprida através do aumento da construção. Tese que, como assinala a economista britânica, "todos" – governos, privados e terceiro setor – "compraram" de forma acrítica.
É preciso não ignorar, de facto, que desde a crise financeira de 2007/08, o imobiliário se converteu num domínio muito atrativo para vultuosos investimentos financeiros especulativos – o tal "muro de dinheiro" de que fala Pettifor – que passaram a funcionar a uma escala cada vez mais internacional. Ou seja, numa mudança que torna obsoletos os quadros de análise que assumem a oferta e a procura de habitação à escala das fronteiras nacionais (e, portanto, delimitadas) e circunscritas à lógica da função residencial dos imóveis (que exclui, portanto, o seu "uso" enquanto ativo financeiro).
»

O resto da crónica pode ser lido no Setenta e Quatro.

3 comentários:

Jose disse...

A novidade parece ser que o aumento do investimento e da oferta leva ao aumento do preço.
- Quem detém a oferta especula no preço.
- Sobe o preço, sobe a renda.
E qual o papel da relação juro/renda (líquidos)?
E qual o papel 'segurança rendimento/manutenção imobilizado' com a renda?

Anónimo disse...

Sugiro a leitura desta interessante entrevista:

https://sul21.com.br/noticias/geral/2023/06/censo-indica-que-porto-alegre-precisa-planejar-habitacao-de-interesse-social/

Acerca dos fatos que envolvem a "revisão" do Plano Diretor de Porto Alegre (Brasil , capital Estado do Rio Grande do Sul/RS).

alerto: algumas palavras ditas por servidores públicos na entrevista, não são dignas de consideração.

Óscar Pereira disse...

Caro Jose,

«- Quem detém a oferta especula no preço.»

Por uma vez concordamos! :-)

Agora, pedia-lhe apenas encarecidamente que se puder, fosse explicar isso aos senhores da Iniciativa Liberal, porque eles laboram no erro de pensar que aumentando a oferta, o preço vai automaticamente baixar, por alguma arte mágica...

É que eles a mim já não me dão ouvidos... (eu estou sempre a mandá-los ler os textos dos próprios pensadores liberais, e por isso eles acabam sempre a fazer má figura, então agora I get the silent treatment...)