sábado, 26 de maio de 2007

Sociologia de Combate

«Em 2005, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, colocou na agenda política o objectivo de construir o "socialismo do século XXI". Desde então, dois outros governantes, tal como Chávez, democraticamente eleitos, Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correa (Equador), tomaram a mesma opção. Qual o significado deste aparente desmentido do fim da história? Qual o perfil da alternativa proposta ao capitalismo? Que potencialidades e riscos ela contém? O socialismo reemerge porque o capitalismo neoliberal, não só não cumpriu as suas promessas, como tentou disfarçar esse facto com arrogância militar e cultural; porque a sua voracidade de recursos naturais o envolveu em guerras injustas e acabou por dar poder a alguns países que os detêm; porque Cuba, qualquer que seja a opinião a respeito do seu regime, continua a ser um exemplo de solidariedade internacional e de dignidade na resistência contra a superpotência; porque, desde 2001, o Fórum Social Mundial tem vindo a apontar para futuros pós-capitalistas, ainda que sem os definir; porque nesse processo ganharam força e visibilidade movimentos sociais, cujas lutas pela terra, pela água, pela soberania alimentar, pelo fim da dívida externa e das discriminações raciais e sexuais, pela identidade cultural e por uma sociedade justa e ecologicamente equilibrada parecem estar votadas ao fracasso no marco do capitalismo neoliberal».

Boaventura de Sousa Santos, um dos mais importantes sociólogos portugueses, na Folha de São Paulo. Interrogações e algumas convicções. Como deve ser para uma esquerda que não desistiu de construir projectos de emancipação social. Aqui está um artigo que uma certa esquerda, que insiste em ver a história como uma eterna repetição das suas simplistas avaliações, deveria ler.

4 comentários:

CMF disse...

Boaventura Sousa Santos, patético como já nos habituou...

João Rodrigues disse...

Que belo argumento. Sem dúvida a força das boas razões.

Diogo disse...

Um outro excelente artigo de Boaventura de Sousa Santos AQUI.

Anónimo disse...

Os comunas (leia-se JCP's), agora disfarçados de bloquistas são sempre os mesmos. Viva Chavez, o exemplo do socialismo bloquista!Quando umatelevisão crítica, bumba fecha-se! Na Madeira ai Jesus, na Venezuela socialismo!