quinta-feira, 17 de junho de 2010

O polícia bom e a polícia má

Esta é a novela que domina os jornais europeus: Merkel é o polícia mau, que representa a ortodoxia monetária, Sarkozy o polícia bom que quer mais governação económica europeia. Diz o site do Público que os dois protagonistas estão «obrigados a entenderem-se» para salvar o euro. É um facto que as personagens que representam exigem a Merkel que passe a ideia de ser a defensora da disciplina orçamental e a Sarkozy a de promover a disciplina dos mercados pelos Estados. São guiões que maximizam o apoio que obtêm junto das respectivas opiniões públicas. Mas representações à parte, Merkel e Sarkozy não têm dificuldade em entender-se. Ambos acolhem de braços abertos a oportunidade que a crise lhes proporciona para prosseguirem as agendas de desmantelamento do contrato social que caracterizou a Europa do pós-guerra - e que há muito constitui o alvo a abater para os campos ideológicos em que ambos se inserem e para os interesses que ambos representam. Os mesmos interesses que lhes dizem que a austeridade imposta não pode ser tanta que implique a perda de valor dos créditos concedidos aos países da periferia. É um equilíbrio difícil, mais fácil de atingir com a ajuda da novela do polícia bom e da polícia má e da suposta obrigação de se entenderem.

7 comentários:

petra disse...

olhe , sabe o que lhe digo : o mundo divide-se hoje em paises em vias de desenvolvimento e países em decadência. estes últimos são os que acharam que comida , por não ter medidas de modelo -mesmo com milhões de gemte a morrer de fome - podia ser deitada fora e que agricultura era mester da "criadagem" do Sul.
mas que alminha surrealista podia pensar que uma sociedade com 70% de serviços de cagança e 30 % de sector primário e secundário podia sobreviver? é bem feita o que está a acontecer à europa pecadenta contra a natureza. desdenhar duma sardinha porque não mede xpto cm ? santa paciência. e vocês , homens , deviam pintar a cara de preto , de vergonha. metam o I&D , o empreendorismo ,a produtividade , o crescimento e mais tonterias num sitio que eu cá sei.

Sağlık haberleri disse...

Un très bel article. Merci aux contributeurs.

Anónimo disse...

Então e os mitos a que os jornalistas se entregam?

resta07 disse...

Heellooo...

Visit it http://www.unand.ac.id/arsipua/pnl/

CCz disse...

"agricultura era mester da "criadagem" do Sul."
.
???????
.
Até parece que a fortuna que a UE gasta anualmente com a agricultura é para ajudar os países do sul da Europa ou do hemisfério sul.

João Aleluia disse...

Não sei se Franceses e Alemães se vão entender, nem em que termos. Mas a julgar pelo historial destes lideres, o que quer que decidam, decidirão tarde e mal.

.I. disse...

Acho esta fotografia absolutamente asquerosa.