segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Ainda o recente sobressalto (crise?) dos mercados financeiros

É difícil compreender com algum detalhe a recente turbulência dos mercados financeiros. Este artigo (via Dan Rodrik) consegue explicar o episódio de forma razoavelmente simples, dando especial enfoque à intervenção das autoridades monetárias.

Uma passagem do artigo é particularmente interessante: «A maior parte das pessoas, mesmo os agentes financeiros mais conhecedores, não consegue avaliar a qualidade dos activos inscritos no balanço de uma instituição financeira. Na verdade, a maior parte das pessoas não sabe o que esses activos são».

Esta perplexidade é o resultado directo de décadas de liberalização, desregulamentação e privatização nos mercados financeiros. A multiplicação de produtos e sua crescente complexidade tornaram tais mercados opacos aos olhos dos seus próprios agentes, potenciando a especulação e a instabilidade.

Como assinala Rodrik, esta ignorância não seria um problema se afectasse só os investidores (especuladores?) dispostos a apostar nesta "economia de casino". Contudo, a fragilidade do sistema financeiro coloca toda a economia em risco.

Entretanto, Hyman Minsky parece mesmo estar de volta. Depois do Financial Times, o Wall Street Journal de Sábado dedicou uma página inteira ao seu trabalho. Depois de ler o artigo, acho que ficam melhor servidos com este aqui.

1 comentário:

A. Cabral disse...

Interessante, o WSJ e' mesmo estranho...