sexta-feira, 15 de junho de 2007

Um banco dependente

«Existe o perigo de a evolução salarial ser mais forte do que o esperado». Numa altura em que por toda a Europa diminui a parte dos salários no rendimento nacional e em que a inflação está a níveis baixíssimos, aqui está a grande preocupação do BCE. Que pela enésima vez mostra que a sua «independência» em relação ao poder político democrático tem como contrapartida a sua total subordinação aos grandes interesses económicos.

3 comentários:

Ricardo G. Francisco disse...

Por aqui conhecem o termo técnico "inflação"?

João Rodrigues disse...

Que não é hoje um problema na Europa. Ao contrário do desemprego e da quebra dos salários no rendimento nacional. Além disso os estudos empíricos mostram que a inflação só começa a ser um problema a levar em conta na condução da política económica a partir dos 10%. Há portanto ampla margem de manobra.

Ricardo G. Francisco disse...

Hoje a inflação não é um problema na Europa exactamente porque existe essa preocupação. Que continue.

A subida dos salários nominais não melhora a vida das pessoas, a não ser que não seja acompanhada de inflação.

Sem comentar a validade desses estudos empíricos, acho estranha a falta de preocupação de economistas "de esquerda" com a inflação. A inflação é o pior imposto para as pessoas com menos rendimentos. É completamente proporcional ao consumo e afecta em primeiro lugar bens essenciais, muito transacionados.