segunda-feira, 6 de junho de 2022

Davos é uma iniciativa liberal e o Governo português também


O Fórum Económico Mundial, que se reuniu uma vez mais em Davos, na Suíça, é um ponto de encontro da oligarquia internacional. Foi aí que a Oxfam decidiu apresentar um breve diagnóstico do capitalismo realmente existente – “lucrar com o sofrimento” –, acompanhado de algumas recomendações políticas. 

A Oxfam conclui que os “bilionários de Davos têm muito que celebrar”, já que as suas fortunas cresceram mais nos últimos 24 meses do que nos últimos 23 anos. Em particular nos setores da energia, da alimentação ou da distribuição, onde os preços estão a aumentar e as fortunas estão a acumular-se a um ritmo alucinante, agravando o já brutal sofrimento das classes populares.

O resto da crónica pode ser lido no setenta e quatro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esses problemas sociais são criados pelos oligarcas (em quem ninguém vota), ou pelas elites políticas (em que muitos escolhem votando)?.

Francisco disse...

Vivemos neste momento, um processo de aceleração do tempo histórico, que é absolutamente vertiginosa. O sistema capitalista, em qualquer uma das suas declinações e variantes, cai de forma abrupta sobre o seu próprio corpo monstruoso. A questão final está em saber, se conseguiremos nós, as suas vítimas, desviar-nos antes do seu estrondo final, ou se nos deixaremos esmagar pela besta, ainda que no momento do seu urro derradeiro. A responsabilidade é também e por isso mesmo, absolutamente ímpar. Saibamos pois, cada um de nós, estar à altura daquilo que agora, inapelavelmente, nos é exigido.

Rogério G.V. Pereira disse...

Cínico nome, o desse lugar
(Em vez de Dá-vos
rebatize-mo-no...)