terça-feira, 31 de maio de 2022

7 de junho: videoconferência Práxis sobre a Semana de 4 dias

«Pode a semana de 4 dias, tema que dá os seus primeiros passos em Portugal e já é objecto de debate e várias iniciativas na Europa e no mundo, contribuir para uma mais justa repartição do tempo de trabalho e do tempo de lazer e de repouso dos trabalhadores? Como se pode articular a caminhada progressiva para uma semana de trabalho de quatro dias com a aspiração dos trabalhadores e a conhecida reivindicação do movimento sindical de redução do número de horas de trabalho semanal e com a protecção dos salários dos trabalhadores? Quais as consequências para a economia, para a produtividade e a organização do trabalho nas empresas? Que benefícios pode trazer para a saúde, a segurança e o bem-estar dos trabalhadores e das famílias? E para a causa do ambiente, a organização da vida urbana e a redução dos consumos?»

Estas são algumas das pertinentes questões que a videoconferência da Práxis coloca em debate, tendo como mote o livro de Pedro Gomes, «Sexta-feira é o novo sábado», recentemente editado.

A sessão conta com a participação do autor do livro, Pedro Gomes (economista e professor na Universidade de Londres), seguindo-se os comentários de Daniel Bernardino (Comissão de Trabalhadores da Forvia – Faurecia), Joana Vicente (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra), José Carlos Martins (Sindicato dos Enfermeiros Portugueses), Patrícia Caixinha (Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Seguradora) e Rogério Nogueira (Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa). A moderação está a cargo de Catarina Almeida Pereira (jornalista) e Henrique Sousa (Direção da Práxis) assegura a apresentação e encerramento do debate.

A videoconferência realiza-se no próximo dia 7 de junho, terça-feira, a partir das 21h00. Inscrições aqui.

Sem comentários: