segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Sigan ustedes sabiendo

 

Como sublinhou CamilaVergara, a imprensa dita internacional, viciada numa versão requentada do liberalismo de guerra fria, insistiu que as eleições de ontem no Chile foram um confronto entre candidatos ditos populistas dos dois extremos. 

Na realidade, de um lado tivemos um assumido cultor do “fascismo capitalista”, memorável expressão de Paul Samuelson para caracterizar o Chile de Pinochet a partir de 1973, e do outro lado tivemos um candidato com um programa social-democrata moderado, liderando uma frente anti-fascista que foi dos comunistas aos democratas-cristãos. 

Felizmente, um antigo líder estudantil, saído de um grande movimento social, é o novo Presidente de uma grande nação de cantos gerais. Gabriel Boric é o novo Presidente da República do Chile. 

Neste dia, apetece recordar as últimas palavras de Salvador Allende: 

“Sigan ustedes sabiendo que, mucho más temprano que tarde, de nuevo se abrirán las grandes alamedas por donde pase el hombre libre, para construir una sociedad mejor.”

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro João Rodrigues,
Obrigado por recordar esta bela vitória que a nossa comunicação social decidiu esconder.
Igualmente, relembro outra frase, a de Túpac Amaru II, quando os carrascos espanhóis o executaram: "¡Volveré y seré millones!"
A América Latina está a mostrar ao Mundo que a história ainda não acabou.
Um abraço
Nunes