domingo, 26 de dezembro de 2021

O dia em que uma jornalista do Público pôs Miranda Sarmento a chorar


Saiu hoje uma notícia no Público (aqui), da autoria de Margarida Gomes, sobre eventuais nomes ministeriáveis no PSD. Para a pasta das Finanças, o nome óbvio que surgiu na notícia foi o de Miranda Sarmento (ou mini-cavaquinho, como eu prefiro chamar-lhe), a quem Rui Rio designava em 2019 de "o seu Centeno". Mesmo que o nome não lhe diga nada, bastará que saiba que se trata de um anti-comunista primário, daqueles que leu O Livro Negro do Comunismo e acha que pode, por conseguinte, afastar todo o pensamento de esquerda com base no jargão moral do "vocês não são democratas". Esteve também em tudo o que foram más previsões, do crescimento da economia portuguesa ao impacto do salário mínimo. E tem ainda ainda o tique muito irritante de puxar do argumento de autoridade do seu volume de publicações científicas sempre que se encontra numa discussão no espaço público, mesmo que os temas nem sequer estejam relacionados.

Pois bem, na notícia, além de ter levado uma resposta evasiva de Rui Rio sobre a possibilidade de vir a ser ministro, a jornalista remata assim: "No entanto, não é garantido que essa seja a escolha do líder. É provável que para uma pasta tão importante a opção passasse por ir buscar alguém com "provas dadas" à universidade".

Autch! Nem eu era capaz de escrever isto. Até eu acho que é demasiado mauzinho. Prevejo dois efeitos: 1) Miranda Sarmento vai chorar agachado num canto do chuveiro; 2) vai reagir com uma lista exaustiva das suas publicações científicas, para mostrar as suas provas dadas. O nosso cavaquinho não é de se ficar na ostentação do currículo.

1 comentário:

jose duarte disse...

O programa de RR para a economia portuguesa é, basicamente, o programa da "troika", como o seu camarada,Passos,defendeu e,até, disse que o seu objetivo era ir mais longe do que a "troika" propunha.A diferença é dizer que vai ser moderado.Que é a mesma ideia que tem em relação à possibilidade de uma aliança com o Chega: "se o Chega se moderar"