sábado, 31 de dezembro de 2011

Ano novo, vida nossa

«Bateram as 12 badaladas e anunciaram que tínhamos ficado em 2011. Na televisão, um comentador explicava: "Seria uma irresponsabilidade mudar de ano agora, em plena crise." O colega de debate, especialista em finanças cronológicas, concordava: "Não estamos em tempo de comprar novos calendários, as pessoas têm de compreender que é preciso fazer sacrifícios."
Claro que nem toda a gente aceitou pacificamente a ideia. Milhares de jovens que iam fazer 18 anos em 2012 organizaram manifestações pelo direito ao futuro: "Não queremos ficar com as nossas vidas congeladas", gritavam nas ruas. Movimentos de cidadãos fizeram uma jornada contra o "recuo hsitórico" que significava voltar ao passado. Houve uma greve por um novo calendário e por melhores condições de vida. Clandestinamente, alguns começaram a produzir calendários alternativos e a funcionar com as datas de 2012. O Governo explicou que era "totalmente inviável" mudar de ano. Sugeriu que os jovens emigrassem. Perante os protestos, ameaçou prender quem tentasse fazer um ano novo à revelia do acordo estabelecido com parceiros internacionais.
De repente, as praças foram ocupadas pela gente. Fizeram-se músicas, contos, poemas, filmes sobre os futuros possíveis: como seria um ano novo? As pessoas começavam a criar aquilo de que falavam. Aguentaram semanas na rua, numa lenta impaciência. Até que um dia o poder viu-se impotente: já não restava ninguém em 2011.»

(A mensagem para 2012 de José Soeiro, no Público de ontem)

4 comentários:

Bilder disse...

http://eclinik.wordpress.com/2011/12/30/thousands-mia-in-classified-second-american-revolution/

João Carlos Graça disse...

Magnífico! A fazer lembrar ou tema clássico de inverno: o do "dia da marmota", ou do "feitiço do tempo" (como o filme passou entre nós).
http://www.youtube.com/watch?v=eZbtAFq7dP8

Rogério G.V. Pereira disse...

Claro que é pura ficção. Olho agora para todos os lados e vejo gente que não saiu de 2010, nem de tempos muito mais atrasados... Alguns estão ainda em tempos... salazarentos...
Poucos serão os que em 2012 estarão.

Alexandre de Castro disse...

O governo acaba de anunciar o recuo para o Paleolítico Inferior. Passaremos todos a ser recoletores. A base da alimentação será a bolota.