segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Há mais vida para além do PIB


Pode ser que o problema com o Produto Interno Bruto não seja só haver mais vida para além dele. O PIB não mede dimensões fundamentais do bem-estar e da sustentabilidade (e portanto há mais vida além dele…) mas além disso mede mal aquilo que pretende medir.
O importante é discutirmos tudo isso como penso ir acontecer nesta sessão promovida pela ATTAC.

3 comentários:

rui fonseca disse...

Há mais vida para além do PIB, não há dúvida, como há mais dívida para além da dúvida.

E o que é que se faz a estes tipos?
http://www.ft.com/cms/s/0/4775883a-fe51-11de-9340-00144feab49a.html

Anónimo disse...

pois há.
( ele há bué de casas , já percebeu , pois foi? ele há bué tudo. montes de advogados ,montes de psis , montes de engenheiros , montes de profs , montes de médicos e exames preventivos de doenças imaginárias , um excesso de coisas!!!. só resta a indústria do entretinememto ( net , pcs , comunicação : um fartote de rir , a importancia da comunicação via instrumentos- a malta comunica o quê?) e aquilo , muito "primitivo" da agricultura e pescas).
como é que se vão arranjar empregos de tirar pelos numa perna e por na outra ( serviços) é que eu vou gostar de ver : o legislador tem de ter mesmo uma imaginação xpto , sem dúvida que o terrorífico "aquecimento global" vem dar uma ajuda preciosa.
e era simples arranjar soluções para os tempos mais próximos : não faz sentido uma serie de uniformizações pensadas para uma demografia diferente , tipo horário de trabalho igual para todas as idades; não faz sentido almoçar fora quando o dinheiro escasseia.

m.pat disse...

esqueçamos o PIB e chamemos-lhe riqueza produzida anualmente pelo trabalho.Capital são mais valias anteriores do mesmo factor.A crise e o nosso atraso estão na sua não redistribuição.