quarta-feira, 8 de março de 2023

Uma terra sem amos

Em articulação com as organizações políticas e sindicais de classe do proletariado dos seus respectivos países, as mulheres socialistas de todos os países devem assinalar anualmente o Dia da Mulher, com o propósito principal de obter o direito de voto. Esta reivindicação deve ser conjugada com a questão da mulher na sua totalidade, de acordo com os preceitos socialistas. O Dia da Mulher deve ter uma natureza internacional e deve ser cuidadosamente preparado.

Como já é hábito neste dia, neste blogue: assim falava, em 1910, a socialista alemã Luise Zietz, fazendo a proposta de um dia internacional na conferência das mulheres socialistas da Segunda Internacional presidida por Clara Zetkin. 

É então preciso nunca esquecer as origens deste dia internacional: era das lutas de classes, assim no plural, que se tratava e é disso que ainda se deve tratar hoje em dia. A luta pela democracia, contra as cláusulas de exclusão formais e informais do liberalismo realmente existente, é parte da luta socialista pela igualdade, do salário à reprodução social.

1 comentário:

Anónimo disse...

https://visao.sapo.pt/exame/analise/analise-inconsistenciaproblematica/2021-03-05-se-se-preocupa-com-desigualdade-um-imposto-sobre-a-riqueza-deve-estar-no-centro-do-que-defende-se-nao-se-preocupa-provavelmente-continua-a-ser-boa-ideia/