sexta-feira, 17 de março de 2023

Para quê?


O Financial Times dava hoje de manhã grande destaque às declarações do economista-chefe da OCDE: garantindo que não estamos em 2008, no meio de uma crise financeira, defendeu a continuação da perigosa subida das taxas de juro e a retirada dos sempre reversíveis apoios a famílias e empresas. Apoios devem ser só para a banca.

Nada que surpreenda. Afinal de contas, estamos a falar de Álvaro Santos Pereira, o Ministro da Economia no tempo do governo da troika, um dos muitos adeptos da austeridade em todas as frentes: monetária, orçamental e relações laborais.

Se há coisa que Pereira já mostrou saber é como gerar recessão e aumentar a taxa de desemprego, ao mesmo tempo que se transferem recursos de baixo para cima e de dentro para fora, se aumenta a dívida pública em percentagem do PIB e se aprofunda a especialização da economia em sectores estruturalmente pouco produtivos como o turismo (com pastéis de nata, claro).

Haja memória, haja diários.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Wall Street Journal escreve:
186 bancos podem ter riscos semelhantes aos do banco do Vale do Silício, descobrem economistas...
https://www-wsj-com.translate.goog/livecoverage/stock-market-news-today-03-17-2023/card/dozens-of-banks-may-have-risks-similar-to-silicon-valley-bank-economists-find-PLIFEYfTTer5HvixzEx6?mod=Searchresults_pos1&page=1&_x_tr_sl=ru&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-PT&_x_tr_pto=sc