domingo, 5 de março de 2023

Querido diário - esquizofrenias passadas?


Como é observável, as duas notícias foram publicadas no mesmo jornal... do mesmo dia.

Nessa altura, Pedro Passos Coelho vivia um momento político atormentável.

Desde 2011/12 que Passos Coelho assumira ser favorável a um programa de políticas de austeridade - "o Estado tem vivido acima das suas possibilidades" - que aumentasse a competitividade das empresas; em Agosto de 2012 entrara em vigor um pacote laboral que visara reduzir os salários dos trabalhadores, ao fragilizar o emprego (embaratecendo o despedimento), ao aumentar os tempos de trabalho pelo mesmo salário, ao reduzir o preço do trabalho extraordinário a ponto de estimular o seu uso, ao reduzir o montante e a duração do subsídio de desemprego (procurar "2012" aqui); em Setembro de 2012, Passsos Coelho fora enxovalhado ao ter proposto e depois recuado naquela ideia radicalmente experimental de reduzir a TSU do patronato de 23,75% para 18% e de aumentar a dos trabalhadores de 11% para 18%, o que representava um corte dos salários nominais de 7% que era transferido, imediatamente, para as empresas; em Outubro de 2012, Passos Coelho aceitara um "aumento enorme de impostos" - que agravou a tributação sobre salários e pensões - como forma zangada de compensar o corte - desejado! - nas despesas públicas com funcionários, proibido pelo Tribunal de Contas. O então ministro das Finanças, Vítor Gaspar (hoje no FMI) prometeu ser transitório, mas o agravamento fiscal foi persistindo durante uma década.

Ou seja, tudo medidas que reduziriam o peso dos salários no PIB em proveito dos donos das empresas. E na realidade provocaram uma histórica recessão e uma histórica emigração e um histórico recuo da população portuguesa porque os portugueses viram os seus rendimentos recuarem. Lembram-se?

E no entanto, depois disso tudo, Passos Coelho manifestava-se em Dezembro de 2012 preocupado com a "injustiça social na distribuição do rendimento"...

Público, 5/3/2013
Pois, passado uma década, Portugal tem um governo que se bateu pela assinatura de um acordo entre trabalhadores e patronato para recuperar a repartição do peso dos salários no PIB que vigorava... em 2019 (procurar "2022" aqui,). Mas que entretanto manteve em vigor o grosso do pacote laboral de 2012, manteve até há bem pouco tempo o grosso do "aumento enorme de impostos" de 2013 e, mais recentemente, pouco ou nada faz para conter a enorme transferência de rendimento dos trabalhadores e pensionistas para os donos das empresas, fruto da especulação à pala da guerra, que, em diversos sectores, já se revelaram em 2022 em subidas abruptas dos seus lucros.

Estranhas ressonâncias coincidentes de uma mesma política europeia, levada a cabo por diferentes personagens.

Sem comentários: