sexta-feira, 17 de março de 2023

Querido diário - A asfixia resulta?

Público, 17/3/2013
 
A tira do Bartoon é de há dez anos. E - pensa-se - teria a ver com a sétima avaliação da troika à aplicação do Memorando de Entendimento com a troika.  

Dito desta maneira, parece óbvia que a política seguida - de forte contracção da procura interna para obter uma desvalorização salarial competitiva - foi um completo disparate, à luz dos ojectivos traçados. Não é asfixiando alguém que se consegue que respire melhor. 

A evolução do défice comercial externo é a prova disso: apesar da forte redução peso dos salários no PIB de 2010 a 2016, quando se tenta aumentar o consumo, o investimento e até as exportações, a componente importada - essa sim! - asfixia o crescimento e o desenvolvimento. Não são os salários. Se naquele período a Balança de Bens melhorou, isso deveu-se à asfixia do consumo e investimento gerada pelo corte salarial; não por melhoria de competitividade externa. Mal se recupera a vida e o poder de compra, o défice da Balança de Bens afunda-se outra vez e apenas é compensado pelo superávite da Balança de Serviços (sobretudo turismo). E esse problema nacional mantêm-se.  

Basta que algo suceda ao turismo e esse problema, aparentemente invisível, emergirá com toda a força. 

Fonte: INE, a partir dos valores das contas nacionais
 

Mas mesmo que se mostre qual é o problema, estas ideias - de que é necessário manter os salários baixos - voltam a aparecer, como parasitas. Agora é a propósito do combate à inflação. Impede-se os salários de subir para evitar "uma espiral inflacionista" e resta saber se não virá uma nova crise do sector financeiro desregulado, que nos obriguem, de novo, a pagar. Ora, mais uma vez, assistiremos a uma redução a prazo do peso dos salários no PIB em proveito dos lucros. E mais uma vez os desequilíbrios se tornarão evidentes quando tentarmos crescer e desenvolver-nos. E pelo caminho apenas se criará devastação social, ampliação das desigualdades e pobreza, com riscos políticos de deriva à extrema-direita.

É loucura pensar que aplicar a mesma política, produzirá resultados diferentes. O problema é outro.


Sem comentários: