sexta-feira, 10 de março de 2023

A privatização e a austeridade continuam a matar


Quando ocorreu a tragédia ferroviária grega, a Comissão Europeia, num exercício de hipocrisia em que é useira e vezeira, mandou colocar as bandeiras a meia-haste, em homenagem às vítimas. 

Esta instituição foi parte da troika, impondo a privatização da ferrovia grega, acompanhada da mais brutal austeridade. O resultado conjunto foi a ruína de uma infraestrutura e de um serviço cruciais, traduzida em mortes. A privatização e a austeridade matam, sabemo-lo, por exemplo, da investigação na área dos determinantes sociais da saúde. Os actuais protestos na Grécia também dão conta dessa economia política. 

A nacionalização da ferrovia na Escócia mostra como se faz para reverter a pesada herança neoliberal. Olhem para os países que modernizam e investem no transporte do futuro e para as suas relações de propriedade nesta área. Olhem para oriente e jamais para ocidente, jamais, por exemplo, para os EUA...


2 comentários:

Anónimo disse...

Nem de proposito, vejam o que Yanis Varoufakis diz sobre as privatizações dos monopólios na Europa e sobre a tragédia dos comboios.

https://www.youtube.com/live/XWkrt6xqbBc?feature=share&t=173

Anónimo disse...

Olhemos para o Oriente
https://m.jrpass.com/blog/japan-s-private-railway-lines