sexta-feira, 19 de novembro de 2021

A pergunta necessária

 

Eis o gráfico do valor das remunerações praticadas no sector de alojamento e restauração, de acordo com os dados estimados pelo Instituto Nacional de Estatística, a partir das contribuições para a Segurança Social, actualizados com o IPC aos preços de Setembro de 2021. 

Bem pode a secretária-geral da associação do patronato do sector hoteleiro querer comparar a actividade do sector com a das hospedeiras, possivelmente com a ideia subliminar de querer para o seu sector um apoio tão significativo como o concedido à TAP. Na verdade, o sector hoteleiro é dos que praticam remunerações médias mensais mais baixas em Portugal, rondando o salário mínimo nacional, associadas a condições contratuais precárias, e que assim se têm mantido estagnadas ao longo destes anos. 

E por essa razão, não é de estranhar que - à semelhança de outros sectores - não consiga encontrar pessoas e jovens para trabalhar nele. E possivelmente - como noutros sectores - vai acabar por recorrer à solução mais troglodita e fácil que é de contratar trabalhadores imigrantes em condições salariais ainda mais recuadas - quais Vinhas da Ira de Steinbeck no século21 -, que, por certo, não ajudarão a elevar o nível salarial francamente baixo praticado actualmente em Portugal. 

Ao contrário do que parece fazer crer, o problema não está na preguiça dos trabalhadores. A pergunta que se tem de fazer é: por que razão os salários do sector - e da maioria dos sectores - são tão baixos? 

Se descobrirmos a causa desta estagnação, que é profunda, talvez descubramos caminhos para ultrapassar esta explosiva situação.

6 comentários:

Anónimo disse...

A existência individual não depende do sector onde se trabalha, o que se espera de uma esquerda moderada é a exigência do pleno emprego e do trabalho com direitos. O trabalho tem de permitir uma vida saudável. O "dumping" laboral é o contrário da multiculturalidade ou da igualdade entre povos deveria ser proibido.

Jose disse...

A igualdade entre os povos, a igualdade entre os cidadãos, a igualdade entre os géneros, a igualdade... haverá palavra mais estupidamente abusada?

João Ramos de Almeida disse...

Caro José,
Às vezes, penso que apenas vêm aqui para me dar argumentos. Quem é que alguma vez diria uma coisa dessas desde a Revolução Francesa...?

TINA's Nemesis disse...

"haverá palavra mais estupidamente abusada?"

Claro que há!
E essa palavra é "liberdade".
A palavra "liberdade" é abusada à tripa-forra pelos liberais, PàFistas, fachos que fingem que são democratas e outros do culto do "mercado-livre".

Qualquer dia a palavra "liberdade" leva os liberais à Justiça por abusos continuados...

Jose disse...

A Revolução Francesa tratou da igualdade perante a lei e deixou as mulheres de fora quanto ao voto.
A partir dessa base irrecusável ( a requerer uma extensão do voto às mulheres), quase tudo é puro abuso.

João Ramos de Almeida disse...

Caro José,
Se esse é o seu argumento contra a defesa de igualdade, parece-me um pouco desesperado...