segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Papelada capitalista


Margaret Thatcher bem tinha dito que a sua maior vitória se chamava Tony Blair. Este criminoso de guerra foi um dos que enterrou a social-democracia, fazendo fortuna a seguir por tais bons serviços à causa do capital financeiro. 

Agora, através dos Papéis de Pandora, ficámos a saber que poupou centenas de milhares de libras em impostos sobre a propriedade na compra de um edifício de escritórios em Londres, usando uma empresa de um inferno fiscal controlada por um ministro do Bahrein. Todo um programa. Afinal de contas, ele bem disse um dia que questionar a globalização seria como questionar as estações.

Entretanto, três facilitadores portugueses são referenciados em mais esta papelada sombria de que é feito o capitalismo realmente existente: um antigo provedor do trabalho temporário “socialista”, um ministro da presidência ao tempo da tristemente célebre cimeira das Lajes e o mesmo antigo ministro da economia de sempre. Coisa pouca.

4 comentários:

Jose disse...

A autodefesa da extorsão fiscal haverá de constar na carta dos Direitos do Homem.

Anónimo disse...

"um antigo provedor do trabalho temporário “socialista”, um ministro da presidência ao tempo da tristemente célebre cimeira das Lajes e o mesmo antigo ministro da economia de sempre"

Ui...

Anónimo disse...

As "offshores" não servem só para fugir aos impostos, servem também para fazer pagamentos por serviços prestados.

Anónimo disse...

Última hora!!!!
Morais Sarmento comprou hotel em Moçambique
https://www.google.com/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/ministro/18-05-2007/morais-sarmento-faz-hotel-e-centro-de-mergulho-em-mocambique

Uma notícia de ... 2007. Obrigado Papeis de Pandora!! Obrigado jornalismo de investigação do Expresso!!