domingo, 31 de outubro de 2021

Como é criado o dinheiro?

2 comentários:

TINA's Nemesis disse...

"O que aconteceria se você fosse ao escritório local do IRS para pagar seus impostos com dinheiro real?” escreveu o pioneiro do MMT e economista americano Warren Mosler em seu livro The 7 Deadly Innocent Frauds of Economic Policy.
“Primeiro, você entregaria sua pilha de dinheiro para a pessoa em serviço como pagamento. Em seguida, eles o contariam, lhe entregariam um recibo e, com sorte, um agradecimento por ajudar a pagar a previdência social, os juros da dívida nacional e a guerra do Iraque.
Então, depois que você, o contribuinte, saísse da sala, eles pegariam naquele dinheiro que você acabou de desembolsar e o jogariam na trituradora."

https://www.investopedia.com/modern-monetary-theory-mmt-4588060

Pedro disse...

Quando dizem que "um Estado monetariamente soberano não necessita de impostos, nem de crédito para se financiar" estão a incorrer numa tremenda generalização. Isto é verdade para os EUA, porque obrigam os outros países a aceitar a sua moeda através do seu monopólio da violência. O mesmo não aconteceu para países como a Argentina, Russia ou mesmo Portugal no tempo do FMI. Não é por acaso que o fim do padrão-ouro se dá pouco tempo após à 2ª Guerra Mundial, quando os EUA conquistam uma hegemonia global: se eu for o único na minha aldeia com uma caçadeira, a minha merda vale ouro. Qualquer país que tente fazer o mesmo é embargado, torna-se alvo da CIA ou, se verdadeiramente necessário, é invadido.