sábado, 24 de maio de 2014

Reflexão e memória



«Quando a Europa salva os bancos, quem paga?», o excelente documentário do canal Arte (Junho de 2013), conduzido por Harald Schumann, jornalista de investigação do Tagesspiegel (Berlin), a que o Nuno Teles já tinha feito referência e que o blogue Aventar, em mais um gesto de serviço público, legendou. O documentário inclui entrevistas a vários ministros das finanças europeus, a ex-administradores de bancos, activistas, etc., mostrando quem realmente beneficiou dos resgates e os impactos económicos e sociais que os mesmos causaram.

10 comentários:

Jose disse...

Duas classes de gente corrupta: políticos e bancários.
Venda de sonhos e oportunismo são as características que os unem numa aliança perversa.

Anónimo disse...

Políticos e banqueiros?
Falso.
Para o que der e vier é bom a separação das águas. por mais que se tente e seja tentador, afirmar as generalidades do costume. Nem todos os políticos são iguais. Os que detém o poder é que se comportam isso sim como gémeas siamesas.
Por outro lado a questão dos "politios" não se pinta assim cm esta facilidade. Neste modelo de sociedade quem de facto detém o poder é o económico, dos grandes interesses e do grande capital.
Que subordina a si o poder politico, que para ele trabalha, que com ele trabalha.
Os exemplos são muitos e é de todo inútil estar aqui a descrever a promiscuidade manhosa, imoral, rasteira e de classe dando exemplos concretos.
É ver quem governou Portugal , é ver a dança dos lugares. É sobretudo ver onde se concentrou o Capital.

De
É o capital a governar

Jose disse...

«...o poder politico, que para ele trabalha...»
nada como entregar o capital ao poder pólítico para sermos felizes para sempre!!!!

Jaime Santos disse...

Acusando-se uns (todos os políticos sem distinção), desculpa-se os outros, os funcionários principescamente pagos a quem chamamos banqueiros, enquanto se defende os interesses rentistas dos acionistas, que aprovaram os programas de incentivos dos funcionários e as políticas de alavancagem surrealista. Haja paciência!

Jose disse...

Alavancagem significa regulação que o permita.
Alavancagem são as grandes políticas de 'caça votos'.
Saiba que após 1929 e por muitas dezenas de anos os bancos não podiam especular nem sequer participar em sociedades de corretagem, e isso no paraíso capitalista - USA.

Anónimo disse...

O capitalismo a "funcionar" e a mostrar que Marx tinha de facto razão.

Entretanto remontando a 2008:
http://www.youtube.com/watch?v=CmGTnveyG7E

De

Jose disse...

É o Marx e a Providência Divina: topam qualquer circunstância!

Jaime Santos disse...

Agrada-me vê-lo recorrer à defesa de um papel regulador forte por parte do Estado para retorquir ao meu comentário, em vez do trauliteirismo habitual. Penso que se refere a isto, não é? http://en.wikipedia.org/wiki/Glass_Steagall_Legislation,
e conheço bem a sua existência. Pois, estou inteiramente de acordo, o Paraíso Capitalista (em relação ao Capitalismo Não-Rentista este comentador em particular não tem nada a opor) foi em tempos governado por pessoas que tinham em mente o interesse da maioria, não apenas da Plutocracia Financeira Reinante, que é o que você na prática defende com as posições reacionárias que toma.

Anónimo disse...

Contra os factos,alguns apelam à divina providência.
Não têm outro remédio...

De

Jose disse...

Jaime Santos, na sua 'prática' do que eu defendo, vai provavelmente a muita teoria que nos separa.