quinta-feira, 14 de julho de 2011

Um verdadeiro murro no estômago

Iniciei uma coluna quinzenal no jornal i. A primeira termina assim:

As agências de notação estavam erradas quando exigiam austeridade aos governos das periferias da UE por terem défices e dívida pública elevados. Por isso, a Espanha e a Itália que se cuidem. Contudo, as razões agora invocadas pela Moody's para descer a notação do país são plausíveis e resumem-se em poucas palavras: a austeridade não resulta. Compreende-se a histeria do Presidente da República e dos arautos da doutrina neoliberal. Pela primeira vez, um actor do sistema financeiro internacional diz-lhes que vamos a caminho do abismo. É um verdadeiro "murro no estômago", como disse o primeiro-ministro, mas sobretudo para o bloco central dos economistas que professam uma teoria económica "da idade das trevas", para usar a sugestiva expressão de Paul Krugman.

3 comentários:

Anónimo disse...

É com muito gosto que recebo a noticia que o Jorge Bateira vai passar a escrever para o jornal i, é imperativo que chegue a cada vez mais pessoas informação que não é desviada pelo poder económico instituído.

Paulo Pereira disse...

Era bom também que conseguisse explicar que a social-democracia moderna necessita de empresas competitivas que não sejam carregadas de impostos.

E que o estado social não tem nada a ver com PPP's, compadrio, desperdicio, e com um estado gigantesco.

Anónimo disse...

Socorro.!!! Tirem-me daqui.
Se o que se foi embora não prestava, este que cá está agora, um tal Passos Coelho, em nada lhe fica atrás pois, logo que chegou tratou de dar inicio ao gamanço. Claro que agora é diferente pois é mais transparente e ético e justo e blá, blá, blá.
Mudam as moscas mas a m......é a mesma.