quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Tratado de Lisboa é estruturalmente neoliberal

Diz-se frequentemente que a união monetária, que agora inclui 17 países, tem de ser mantida a bem do projeto europeu. Isto inclui ideais muito válidos, como a solidariedade europeia, a construção de padrões comuns para os direitos humanos e a inclusão social, a manutenção sob controlo dos nacionalismos de extrema-direita e, evidentemente, a integração económica e política subjacente a tal progresso. Mas isto confunde a união monetária, ou zona euro, com a própria União Europeia.

A Dinamarca, a Suécia e o Reino Unido, por exemplo, fazem parte da União Europeia mas não fazem parte da união monetária. Não há nenhuma razão para que o projeto europeu não prossiga e que a UE não prospere, sem o euro.

E há boas razões para esperar que seja isso que aconteça. O problema é que a união monetária, ao contrário da própria UE, é um ambíguo projeto de direita. Se isto não era claro no início, tornou-se agora completamente evidente, numa altura em que as economias mais fracas da zona euro estão a ser sujeitas a punições que antes estavam apenas reservadas para os países de baixo – e médio – rendimento, apanhados nas garras dos Fundo Monetário Internacional (FMI) e dos líderes do G7. Em vez de tentarem sair da recessão através de estímulos fiscal ou/e monetário, como fez a maior parte dos governos do mundo em 2009, estes países estão a ser obrigados a fazer exatamente o contrário, com enormes custos sociais.


Vale a pena ler o artigo todo (aqui).

2 comentários:

Paulo Pereira disse...

Muito bem.

João Carlos Graça disse...

Caro Jorge
Quanto à UE, sinceramente, devo confessar que não sei. É verdade o que dizes, mas teríamos de acrescentar à discussão dimensões como a da ligação-atrelagem aos EUA via NATO e outras... Mas enfim, admito que isso é de facto uma longa conversa.
Agora bem, quanto à UEM, completamente de acordo contigo. Mais: sem um esclarecimento prévio desse assunto, o debate político fica completamente inquinado à partida. Trata-se duma ilusão que é absolutamente necessário desfazer, e infelizmente vejo quase toda a gente mergulhada nisso até aos cabelos...
Obrigado pelo post.