quinta-feira, 11 de março de 2010

Há sempre alguém que resiste

Nos últimos 15 anos, os partidos de esquerda italianos acumularam uma sucessão de derrotas, não apenas em termos eleitorais mas, mais importante ainda, no campo dos valores e da capacidade de mobilização social. Como tive oportunidade de desenvolver aqui, a adesão a uma estratégia de diluição da identidade ideológica e organizacional, de mediatização excessiva e de menorização da intervenção nos territórios, acabou por servir os propósitos dos adversários. A Itália é hoje governada por forças que não se esforçam por ocultar a utilização do aparelho de Estado com fins particulares e que exploram os medos mais básicos das populações tendo em vista a obtenção de ganhos eleitorais. Insistindo em jogar o jogo político no campo do adversário, a esquerda que resta no parlamento revela-se incapaz de contrariar a deriva racista e xenófoba que é alimentada pelos sectores neo-fascistas e reaccionários do governo. À Itália, por ora, resta apenas a força de um conjunto de movimentos sociais, mais ou menos descentralizados, que não baixa os braços na luta contra este estado de coisas. Lo sbarco (O desembarque) é uma iniciativa que começou a partir de um grupo de amigos expatriados em Barcelona e já conseguiu mobilizar sectores importantes da sociedade italiana na denúncia dos ataques aos imigrantes e na defesa dos seus direitos. Não vai transformar a Itália – mas faz avançar o barco da luta contra a intolerância, a prepotência e a perpetuação das desigualdades. Como dizia Fellini, la nave va.

3 comentários:

Anónimo disse...

O problema principal da esquerda foi, e parece que continua a ser, pensar que mude mudar, por mero voluntarismo, a "natureza" humana. Esta crença no "homem novo" levou ao que se viu e ao que se vê: o capitalismo selvagem a impor-se em todo o planeta e, quando parecia cambalear, não teve qualquer alternativa credível. Resta a raiva inconsequente e uma ou outra vitória proletária como a dos pilotos, controladores etc..

... disse...

Olá. É só para indicar a existência de um blog novo:

olhequenao.wordpress.com


Abraço. JG

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Sem dúvida que perante a incapacidade dos políticos de colocarem fim ao capitalismo selvagem, ou de casino, são cada vez mais necessários estes movimentos vindos das bases para tentarem modificar o "statu quo" nacional e internacional. Em Itália, o peso dos múltiplos divisionismos e o persistente afã de manter a Itália como grande potência tem potenciado o êxito de Berlusconi...

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt