segunda-feira, 15 de março de 2010

Consultor do capitalismo de desastre

Vários estudos mostram que quanto maior é a desigualdade de rendimentos, maior é o peso da população prisional e mais intensos são outros problemas sociais. Grandes oportunidades de negócio à vista. Peguem então num país já de si desigual. Fragilizem, com planos ditos de estabilidade, o seu fraco Estado social e o que resta das regras que protegem uma parte dos trabalhadores e dos grupos sociais mais vulneráveis.

Do subsídio de desemprego ao pagamento de horas extraordinárias, passando pelo rendimento social de inserção, ainda há muito que erodir. Já está? Muito bem. Um novo aumento do desemprego e da precariedade, que se segue à contracção da procura popular, ajuda a esfarelar solidariedades e a reduzir custos salariais. É violento e dá uma trabalheira política, bem sei, mas têm de convir que a luta de classes que precede os vossos negócios nunca foi um chá dançante.

Arranjem bodes expiatórios; dos imigrantes aos pobres, passando pelos funcionários públicos ou pelos sindicatos. Estes últimos são perfeitos para a intervenção de alguns intelectuais públicos que servem de vossos idiotas úteis. Aliás, não se esqueçam de os contratar para estarem sempre na televisão, num monólogo de economia do choque e do pavor.

O resto da minha crónica no i pode ser lido aqui.

2 comentários:

João Aleluia disse...

Ena, se bem percebi, o procedimento correcto é manter prestações sociais cada vez mais elevadas, nomeadamente os subsidios de desemprego e o rendimento de inserção, para não contrair a procura. Mas o que eu gostava de saber é aonde é que vai buscar o dinheiro para isso?

Os gastos do estado com prestações sociais sobem todos os anos, esse tipo de politica é obviamente insustentavel...

Ah, espera lá, já percebi, quando se acabar o dinheiro, trocamos o euro pelo bolivar fuerte, quero dizer "escudo fuerte" e começamos a gerar riqueza à moda antiga, pelo metodo da impressora, e assim já há dinheiro para toda gente, qual milagre da multiplicação dos pães.

Ana Paula Fitas disse...

Caro João Rodrigues,
Fiz link... deste e do que se refere ao Seminário...
Obrigado.
Abraço.