quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Contas certas e avaliações há muitas


Como o Paulo Coimbra indica no texto anterior, a tendência de transferência de rendimentos do trabalho para o capital arrisca-se a ser maior do que aquela que ambos antecipámos em artigo no Le Monde diplomatique - edição portuguesa e que já de si seria maior do que no pior da troika, devendo agora ficar nos 7,5%.

Sérgio Figueiredo certamente avaliará esta transferência como sustentável. Afinal de contas, o aumento do peso dos rendimentos do capital promete trazer mais investimento. O problema é a realidade: décadas disto nos países de capitalismo avançado e o investimento produtivo anda pelas ruas da amargura.

Entretanto, o capital monopolista fala: Pires de Lima do CDS, desculpem, da Brisa, veio queixar-se que não se valoriza a meritocracia para pouco tempo depois afiançar - «As portagens estão directamente relacionadas com a inflação, é o indicador de inflação em Outubro que vai determinar o valor das portagens». 

É claro que não se poderá contar com Figueiredo para avaliar as consequências nocivas nas políticas públicas do poder deste capital. 


1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem.
A partir de agora, com os pareceres do SF os portugueses podem ficar muito mais tranquilos. Teremos políticas a favor do trabalho, sem dúvida!