segunda-feira, 5 de abril de 2021

Diálogos esperançosos de economia política


O ciclo de conferências-debate "Economistas políticos(as) – diálogos esperançosos em tempos sombrios" é uma organização da secção temática de Filosofia e História da Economia Política e do Núcleo da Região Centro, da Associação Portuguesa de Economia Política, em parceria com o Centro de Estudos Sociais. O evento pretende colocar em debate, ao longo de seis meses, temas centrais da contemporaneidade, na área da Economia Política, a partir da obra de autores/as de referência. 

Vivemos tempos sombrios, ainda marcados por um afunilamento do debate público, que em muito impede a abordagem crítica de grandes questões: as desigualdades sociais e demográficas, a crise ecológica, a cidadania e a conflitualidade social, os modelos de Estado a adotar. No entanto, urge dar uma nota de esperança, a partir daquilo que tem sido o trabalho realizado a partir dos debates que têm sacudido o espaço público, com o contributo de cientistas sociais. Este ciclo de webinars, a realizar numa 5ª feira de cada mês, entre março e setembro de 2021, integra um modelo onde, em cada uma das sessões, dois participantes partem do trabalho de duas referências internacionais, do passado e da atualidade, em Economia Política, confrontando ideias e possibilitando um debate aberto a todos os presentes. 

Na segunda sessão, "Ninguém cuida do que é de todos? – A Tragédia dos Incomuns revelada por um vírus", confrontam-se as obras de Garrett Hardin (apresentado por José Maria Castro Caldas) e de Elinor Ostrom (apresentada por Gustavo García-López).

Deixo a ligação zoom para o debate da próxima quinta-feira.

Sem comentários: