terça-feira, 9 de março de 2021

Da prática e da contradição


António Costa constatou o óbvio ululante no Público, ou seja, o fracasso das políticas neoliberais. Na mesma semana, do alto da presidência portuguesa, imaginando-se no centro do mundo, Augusto Santos Silva foi notícia, e logo no Financial Times, porque sentenciou que a “credibilidade” da UE estaria ameaçada pela não ratificação do acordo de comércio e investimento, ditos ainda mais livres, com o Mercosul. Parece que há países com preocupações ambientais, entre outras. Na prática, as únicas políticas credíveis ainda são as que falham. 

A ideologia zumbi da terceira via culmina sempre nos negócios estrangeiros e nas guerras sem fim. Agora, aposta-se tudo na importação de picanha barata, à custa da Amazónia, a ser destruída pelo capitalismo capitaneado por Bolsonaro, e à custa dos circuitos mais localizados e eventualmente sustentáveis de produção do lado de cá e de lá. 

Nada temeis, ambientalistas: as emissões de metano seriam reduzidas por cá e o que está longe não conta. De resto, não há falha do mercado que não se disfarce com a criação de mais mercados ineficazes, por exemplo de direitos de emissão na UE. Confiai na UE, a maior máquina liberalizadora jamais inventada, à boleia da retórica do New Deal verde e de outras metáforas para Estados realmente existentes e não para este incompetente objecto político não-identificado. 

Definitivamente, não precisamos de políticos do fim da história, agora que esta visivelmente recomeçou no meio de catástrofes em cadeia, com raízes socioeconómicas evidentes. E estas catástrofes de resto não se enfrentam com cadeias de produção cada vez mais longas e opacas, mas sim com uma desglobalização pragmática e já testada, agora com novos fins. 

2 comentários:

Jose disse...

E o consumo?
Onde a credibilidade das políticas ambientais sem levar por esse mundo a notícia de que o consumo tem de cessar o hiperbólico crescimento proposto pelo liberalismo?
Onde a razoabilidade da pretensão de limitar as vantagens do comércio internacional propostas pela UE sem dizer aos europeus que picanha barata é uma má solução, e que talvez uma salada compense?

Os apóstolos do 'novo mundo' tudo fazem menos dizer ao que em final se propõem!

Aleixo disse...

Este gabiru do Augusto Santos Silva,

ilustra - exemplarmente! -

o tipo de sujeito que,pelos corredores de bastidores,

se INSTALA nos centros de decisão.