Em dia de greve geral, vale a pena ver este documentário argentino (legendado em português), de Fernando Solanas, sobre a trajectória da Argentina dos anos que antecederam o colapso económico e a revolta popular de 2001. Há, obviamente, muitas diferenças com o caso português, mas também demasiadas semelhanças: privatização do aparelho produtivo, dolarização da economia, perda de competitividade, empobrecimento, endividamento externo, políticas viradas para o "necessário" ajustamento, empréstimos do FMI (lá chegaremos).
Pena é que o documentário, de 2003, não cubra os anos Kirchner de reestruturação da dívida, que impôs um corte de brutal do seu valor, nacionalizações, reforço das políticas sociais (como o programa de emprego público "chefe de família") e do investimento público. Resultado: um crescimento robusto e redução das desigualdades. Mais uma vez, não há receitas para a saída da crise, dadas as diferenças entre os países, mas devemos aprender com quem passou por uma situação bem parecida com a nossa.
As seguintes 7 partes do documentário estão disponíveis através de uma rápida busca no Youtube.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Vi esse documentário na TV pública finlandesa e fui ficando siderado por como a carneirada foi enganada.
Mas lá está, ao fim de 15 anos de regabofe neoliberal, o pessoal (com fome, claro) acordou. E por isso votou Kirchner. E Kirchner näo os defraudou.
Por aqui só espero que näo se tenha de chegar à fome.
Enviar um comentário