quinta-feira, 25 de junho de 2009

Simulacro de acordo no ensino superior



O sindicato de docentes do ensino superior no qual estou filiado, o Snesup, está a divulgar a foto ao lado acompanhada da seguinte mensagem:

«"Ensino Superior Acordo - Conhece estes senhores?"

“A Federação Sindical da Administração Pública (FESAP) (em cujo âmbito negociaram a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), o Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP) e o Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (SINAPE), assim como o Sindicato dos Professores do Ensino Superior (SPES) e o Sindicato Nacional dos Professores Licenciados (SNPL), concluiram pela assinatura de um acordo global com o MCTES.”

Conhece estes senhores ?

Sabe quantos docentes representam ?

Mais uma das questões a que Mariano Gago não respondeu.

SNESup
25-6-2009»

Ou seja, segundo esta mensagem (e esta imagem), da qual não há razões para duvidar, conclui-se que o MCTES (Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior) encenou aqui um puro simulacro de acordo na negociação das carreiras dos docentes no ensino superior (universidades e politécnicos).

Porquê?

Primeiro, porque não assinaram as duas maiores organizações representativas do sector (o Snesup e a Fenprof/Ensino Superior).

Segundo, porque as organizações que estão a assinar (na foto) têm, na melhor das hipóteses, uma presença muitíssimo residual no ensino superior e, portanto, trata-se de um acordo com organizações sem constituintes... E daí a pergunta, muitíssimo pertinente:
"Conhece estes senhores?" (do ensino superior, claro)
E a resposta óbvia é: não, ninguém conhece porque eles não têm, na prática, qualquer presença efectiva no ensino superior.

Ou seja, apesar de a nova proposta de ECDU ter vários pontos positivos, e ter até havido uma certa aproximação de posições, a verdade é que há vários pontos muito gravosos e injustos que se mantêm (para ler mais aqui, aqui e aqui).

Mas, sobretudo, o que choca nisto é que o desepero em época pré-eleitoral (ou eleitoral mesmo?!) estar a levar estes senhores a estas encenações/simulacros.

Parece que estão mesmo de cabeça perdida...

Muitíssimo lamentável, e porventura até mais do que a atitude do governo que é de pura gestão eleitoral sem qualquer substância... mas percebe-se, é o facto de certos sindicalistas se prestarem a este repugnante simulacro de acordo... Depois os dos outros é que são "sindicatos correias de transmissão dos partidos"... Deixa-me rir...

5 comentários:

Anónimo disse...

A baixo o Cunhal Viva a liberdade Sindical.eheheheheheheh

sergiodiassilva disse...

Fica um tanto complicado negociar com a FENPROF quando esta vem a público afirmar estar contente com as suas propostas que foram aceites pelo governo e com o resultado final das negociações e depois se recusa a firmar um acordo.

Anónimo disse...

Eu não sou professor. Porém, vejo que este governo, auto-denominado socialista, neste como em quase todos os sectores, tem sido o quero posso e mando inadmissivel.
Vergonhosamente, fulanos que apenas dão mau nome ao sindicalismo como os da foto, têm dado cobertura ás malfeitorias.
O sindicalismo que é contrário aos interesses dos trabalhadores e que, por isso, constitui uma aberração mais tarde ou mais cedo será varrido para o lixo.

Unknown disse...

wefijfejewi

Anónimo disse...

fffee