quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

E ainda, a tragédia de Maastricht em plena crise europeia

Perante os riscos de deflação que conduziriam a uma crise económica prolongada, Kenneth Rogoff, Professor de Economia na Universidade de Harvard (e insuspeito das heresias que aqui gostamos de promover), defendia ontem no Guardian que os Bancos Centrais deveriam estar a imprimir notas para comprar obrigações emitidas pelos Estados, como forma de financiar as medidas necessárias para prevenir os piores cenários de depressão económica. O mesmo argumentava ontem no Financial Times Nouriel Roubini, Professor da Universidade de Nova York (e também ele um recentemente convertido a medidas menos ortodoxas). No contexto actual, o crescimento da inflação que tal tenderia a provocar é o menor dos males com que teríamos de viver.

Ora, adivinhem o que é que o Tratado da União Europeia diz sobre isto? Eu transcrevo o nº 1 do Artigo 101º, para não terem o trabalho de procurar: «É proibida a concessão de créditos sob a forma de descobertos ou sob qualquer outra forma pelo BCE ou pelos bancos centrais nacionais dos Estados-Membros, adiante designados por «bancos centrais nacionais», em benefício de instituições ou organismos da Comunidade, governos centrais, autoridades regionais, locais, ou outras autoridades públicas, outros organismos do sector público ou empresas públicas dos Estados-Membros, bem como a compra directa de títulos de dívida a essas entidades, pelo BCE ou pelos bancos centrais nacionais.»

Não gosto de me repetir, mas é irresistível terminar esta posta como terminei a anterior: quem nesta fase ainda não percebeu a embrulhada em que a UE se meteu ao adoptar a arquitectura de gestão macroeconómica saída de Maastricht já não pode ser apelidado de neoliberal; crédulo irredutível, é o adjectivo mais apropriado.

3 comentários:

Luis Melo disse...

Pode corrigir-se essa passagem, ou não? Se a UE e a CE quiserem, penso que sim. Mas, isto partindo do pressuposto que esses dois senhores têm razão no que dizem...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Oliveira Martins disse...

Mais um sintoma da "doença" que afecta as instituições da UE: políticas ultraliberais, baseadas em dogmas e não num debate pluralista sobre a melhor forma de resolver os problemas.
Colocar em tratados da UE restrições das políticas macro, que resultam de factores puramente ideológicos, parece de facto muito pouco democrático...