terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Um quarto dos EUA em recessão

Este mapa publicado na revista Economist ilustra muito bem a diversidade da economia norte-americana e a forma como os diferentes Estados estão a reagir à crise do crédito de alto risco e à crise imobiliária. A situação é particularmente preocupante nos Estados onde o sector imobiliário mais alimentava a economia. São quatro os designados "bubble states": California, Florida, Nevada e Arizona. Segundo o economista Mark Zandi, citado pela revista, os quatro Estados juntos, juntamente com o Michigan, são responsáveis por 25% do PIB norte-americano.
Porém, fora destes Estados e das regiões mais industriais, a economia tem revelado sinais positivos, em grande parte devido ao bom desempenho das exportações e da subida dos preços das matérias primas.
Já noutras recessões se registaram diferentes reacções nos Estados norte-americanos, reconhece a Economist. Mas desta vez há uma diferença fundamental, que é a crise imobiliária. O sector da habitação sempre funcionou como uma válvula de segurança para a economia norte-americana, permitindo que os trabalhadores pudessem deslocar-se entre Estados, à procura de emprego. Faziam-no vendendo as suas casas e encaixando as respectivas mais-valias. Ora, se a queda de preços das casas se generalizar mesmo, lá se vai a mobilidade dos norte-americanos. E aí "o desemprego pode continuar a crescer na Califórnia, mesmo que o Montana não consiga ter os trabalhadores de que precisa".

Sem comentários: