quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Hirschman ensina-nos sempre qualquer coisa


O progresso cívico não é feito tão só de lutas materiais. Hirschman ensina-nos que os avanços também tiveram de confrontar a oposição dos argumentos, que uma parte da disputa com o conservadorismo desenrolou-se e continua a desenrolar-se no campo da retórica. Em suma, que é necessário convencer para vencer.

Excerto de um artigo de Fernando Ampudia de Haro no setenta e quatro, baseando-se num dos melhores livros de ciências sociais e humanas que eu já li, traduzido para português com o diluído título de O Pensamento Conservador nos regressivos anos noventa. 

Como já aqui argumentei, a conversa com Hirschman, Doutor Honoris Causa pela minha faculdade, a que tem uma sala Keynes, devendo ser fiel a esses nomes, tem mesmo de continuar, da economia política do desenvolvimento à história das ideias.

PS. E, por favor, alguém traduza Exit, Voice and Loyalty. Se medirmos os livros pelo número de vezes que nos lembramos deles para interpretar situações, então pouco mais de uma centena de páginas valem por tantas, mas mesmo por tantas, milhares... 
 

1 comentário:

Miguel Madeira disse...

Provavelmente o economista do século XX com uma história de vida mais interessante...