terça-feira, 24 de maio de 2016

Fórum Manifesto: «Portugal nas guerras climáticas»


«Em 2015, Portugal caiu de 9º para 19º lugar no índice de performance de combate às alterações climáticas, um índice que mede o desempenho dos 59 países mais industrializados do mundo, que, em conjunto, são responsáveis por 90% das emissões de gases de efeito de estufa. Nenhum país ocupou um dos 3 primeiros lugares do pódio deste índice, pois nenhum país fez o suficiente para prevenir os perigosos impactos das alterações climáticas… Se a ameaça é clara, o que é que se passa? Para compreender o atraso na resposta que tem sido dada à crise climática não basta uma análise causa-efeito das alterações ambientais em si. É preciso perceber, sobretudo, o xadrez de interesses políticos, energéticos e económicos em que se tenta construir e implementar uma solução.»

A Associação Fórum Manifesto promove um jantar-debate para discutir a perspetiva geopolítica da crise ambiental e as linhas que devem orientar a posição portuguesa e as suas políticas ambientais. A sessão conta com a participação de Pedro Martins Barata (Economista e CEO da GET2C) e Francisco Ferreira (Engenheiro do Ambiente, Professor na Universidade Nova de Lisboa, ex-Presidente da Quercus e fundador da ZERO).

O evento realiza-se na Casa dos Amigos do Minho (Rua do Benformoso, 244, 1º, no Intendente, em Lisboa), no próximo sábado, 28 de Maio, a partir das 20h00. As inscrições no jantar (12,5€ por adulto e 6€ por criança com idade entre 6 e 12 anos) podem ser feitas aqui. Estão todos convidados: inscrevam-se e apareçam.

1 comentário:

Luís Lavoura disse...

Mas a essa hora é a final da Liga dos Campeões!