sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Daniel Bessa aponta o caminho


Na sua grande entrevista ao Público, Daniel Bessa assume como intocável o quadro institucional em que a economia portuguesa se encontra. Tudo o mais constante, diz-nos que o caminho para tranquilizar os credores é uma austeridade muito mais severa do que a contida no Orçamento de 2011.

Se o leitor quiser ter uma ideia muito concreta do que isso significa, repare nesta síntese sobre a evolução recente da economia grega:

“A Grécia ultrapassou a primeira inspecção à execução do seu plano de reestruturação conduzida pela Troika (constituída pelo Banco Central europeu (BCE), União europeia (UE) e Fundo Monetário Internacional (FMI)). O facto é que não tinham escolha dado que o dinheiro [a nova fatia do empréstimo] tinha mesmo de ser entregue para permitir à Grécia continuar a funcionar.

Apesar de algum progresso, a economia grega resvalou para uma recessão profunda pondo em causa o plano de recuperação. À medida que o governo implementou as medidas de austeridade, a economia grega encolheu cerca de 3 a 4%. O governo está aquém da meta no seu programa de redução do défice de mais de 13% para 8%. As receitas dos impostos sobre o rendimento estão fracas, crescendo 3,3% -- bem abaixo do objectivo de 12,7%. Isto acontece apesar do aumento da taxa do IVA para 23%. Confrontado com uma economia em colapso, desemprego crescente, um número cada vez maior de gregos que abandona o país, e a agitação social, o governo grego foi ao ponto de anunciar um corte na taxa de impostos sobre os lucros das empresas de 24% para 20%. Como é que isto vai ajudar a corrigir o défice orçamental é ainda um mistério.”

É este tipo de programa que Daniel Bessa nos aponta como o caminho para tranquilizar os credores e sairmos da crise. Por conseguinte, deduz (com toda a lógica) que o mergulho na recessão que nos espera em 2011 (se colectivamente nada fizermos por uma alternativa) exigirá novos cortes na despesa pública: [em recessão] “só tranquilizo os mercados, se aparecer com défice zero [em 2012]”. Mas, passados seis meses, constatando que a receita fiscal se degradou por aprofundamento da recessão, serão precisos mais cortes, … e assim sucessivamente até fecharem os hospitais, as escolas e os tribunais por falta de pagamento dos consumos correntes?

Impõe-se pois a pergunta: como é que a economia sai desta espiral deflacionista? Sobre isso, Daniel Bessa não diz nada. Mas pode adivinhar-se que está à espera do milagre das exportações, porventura estimuladas pelo aumento das margens de lucro à custa de reduções nos salários sob a ameaça de despedimento fácil e barato. Quando todos os países querem vencer a crise pelas exportações!

Como de costume, também este ideólogo neoliberal nos vem dizer que “Não podemos é resolver com política questões que são económicas.” Uma ideia falsa, porém muito conveniente quando se trata de instilar na opinião pública a resignação. A crise como problema técnico a resolver pelos 'bons' economistas.

Obviamente, que há uma alternativa: negociar com os credores uma substancial redução da dívida (de qualquer forma isso já é inevitável) e violar todas as normas da ortodoxia económica como faz a Islândia. A saída do euro já não pode ser um tabu político, antes uma alternativa que deve ser abertamente discutida e ponderada.

Mas deixemos Daniel Bessa com os seus suspiros por uma democracia suspensa para que se possa cortar a direito nas despesas sociais e baixar ainda mais os salários, talvez mesmo eliminar o salário mínimo (“Noutros tempos, resolvia-se com uns militares...”).

10 comentários:

Anónimo disse...

http://www.espiralpositiva.blogspot.com/

Tripalio disse...

camarada,

Este Daniel também já lá está na Comissão de Honra do candidato Cavaco Silva,sob o manto do qual se abrigam os que querem continuar a destruir o país. Enfim...

Anónimo disse...

Não há dúvida.
O esterco é o que mais abunda neste país. Por isso, é que, quando faltar o petróleo nós não vamos ter problemas. Servimo-nos das bostas (secas) que andam por aí.

Anónimo disse...

caro blogger economista:

Eu também sou credor. Sou credor, inclusive do Estado Português, numas dezenas de milhares de euros, também tenho que participar no rateio, reestruturação ou lá que é isso? Cometi um crime não ir a Cancun, à Patagónia, Maldivas e outros exóticos destinos nas minhas férias como faziam uma boa parte do meu "entorno" social? Cometi um crime por não ter dois ou três carros à porta, alemães se possível? Cometi um crime por ter seguido uma linha de alguma prudência e ter acreditado, por exemplo, que se comprasse uns PPRs ou subscrevesse os populares C.Aforro (com a "garantia" do Estado) dormiria mais descansado face a um imprevisto, doença grave, desemprego, ensino para os filhos etc., cometi por isso alguma falta para agora sofrer uma penalização que levaria de uma só vez os benefícios fiscais, rendimento supostamente acumulado e o próprio capital que entreguei líquido de impostos? Sim, porque o dinheiro que entreguei estava absolutamente disponível para uma qualquer extravagância/luxo/mimo, enfim para gastar/derreter/torrar. Pareço ingénuo ao incluir-me entre os "abutres" especuladores embora me digam que muito do dinheiro deles pertence a pequenos aforradores, com certeza de talha maior que a minha, mas o que conta é o princípio e, por isso, entendo como é fácil "manipular" certas opiniões públicas contra as cigarras mediterrânicas.
Quanto às arengas do dr. Bessa, utiliza as minhas "razões" para servir outros interesses. Para concluir, muitos dos que discordam das suas prédicas fariam coro com ele se pudessem "preencher" uma Decl. de IRS com os nºs da dele. O que os drs Bessas não dizem é que o que eles papagueiam (ideias, onde estão?) consiste em fazer pagar os desvarios (se considerarmos que houve farra, eu considero) exactamente àqueles que sempre estiveram arredados do banquete; RMG, SMN Subs Desemprego etc. Cinismo Social será o nome?

jvcosta disse...

Por muito que eu deteste Sócrates e não o digne compará-lo com Guterres, não se pode esquecer que este senhor foi ministro de Guterres. Já agora, o inefável homo economicus oficial do PSD, Nogueira Leite, foi secretário de estado do mesmo governo, sendo ministro Pina Moura que se tinha passado a grande velocidade do PCP. Tudo gente de grande coerência!

jvcosta disse...

"Este senhor" quer dizer Bessa, não Sócrates, claro.

adão contreiras disse...

O que nos querem impingir é, a ideologia de cão; ao contrário de estar acima da ideologia ou de falar em nome duma ciência económica que estaria fora duma economia moral;
- é este senhor que me dá de comer tenho em tudo que baixar a cabeça; pensará de si para si o cão na sua ideologia de cão.

Platão disse...

A política não pode estar ao serviço de uma economia feita de teorias cegas. Tanto a política como a economia devem estar ao serviço da sociedade, isto é, das pessoas - de Todas as pessoas. Os políticos e os economistas não são videntes que nos leiam constantemente a sina. Em democracia não há gurus, não há mistérios a desvelar por iniciados. Qualquer ser humano é capaz de perceber o que está mal e o que deve ser melhorado para que haja justiça social, desde que os meios disponíveis não estejam todos ao serviço da manipulação e da generalização da ignorância. Temos que lutar por uma educação para a responsabilidade e para a exigência de direitos e deveres iguais. Temos que exercer a liberdade de opinião para refutar os charlatões com poder e tempo de antena. Na sociedade, as catástrofes não são naturais, são provocadas pelo Homem. E não tem que ser assim, por mais que nos digam que sempre foi assim!

Platão disse...

Errata:

Na 5.ª linha, a contar do fim, deve ler-se:
"...opinião para refutar os charlatães com poder e..."

xicoribeiro disse...

BESSA está a transformar-se num novo MEDINA, talvez até mais louco...Há um misterio que urge saber, alguns ex-guterres estão numa deriva neo-liberal que assusta, porque propõe o fim de Portugal.Só mesmo de loucos