quinta-feira, 2 de abril de 2009

Políticas de igualdade para uma economia decente

Um dos traços mais marcantes da governação do Partidos Socialista tem sido a transformação do Estado num dos principais problemas da economia portuguesa. Tal opção tem reforçado a inserção internacional dependente, garantido a divergência económica com o resto da União Europeia e perpetuado níveis de desigualdade de rendimentos ímpares que só reforçam, num ciclo vicioso, todos os outros estrangulamentos socioeconómicos nacionais. Esta transformação do Estado assentou em três pilares essenciais, que a política socialista de alternativa no campo económico tem de demolir. O resto do contributo para as políticas de igualdade, escrito em co-autoria com Gustavo Toshiaki, pode ser lido e comentado aqui.

6 comentários:

Miguel Fabiana disse...

"Clara Pracana is writing a paper on Schizoid defences and the economic/finantial/social crisis"

Segundo a wikipedia: O Transtorno de Personalidade Esquizóide (TPE), é definido como um transtorno de personalidade primariamente caracterizado por falta de interesse em relações sociais, tendência ao isolamento e à introspecção, e frieza emocional.

Se bem conheço a Clara ( CV em http://tinyurl.com/ClaraPracana , PhD em Applied Psychology e ex CEO de algumas empresas do Grupo Santander) a coisa promete ! PROMETE MESMO !

CS disse...

João,

Mais uma vez excelente post!
Permito-me dar só nota da minha primeira impressão das conclusões do G20. Que me pareceram ambíguas. Convido-o a ler e comentar:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/04/resultados-do-g20-primeiras-impressoes.html

José M. Sousa disse...

A "Sustainable Development Commission" do Reino Unido - comissão independente que reporta ao Primeiro Ministro Gordon Brown - publicou esta semana um relatório notável: Prosperity without Growth?".
O relatório vai fundo nas causas da actual crise, salientado que não é possível voltar atrás, é mesmo inconcebível; a causa profunda da crise é o próprio crescimento económico, sem regras, sem considerações de igualdade, justiça e ética. E não chega falar em crescimento sustentável, porque a própria ideia de crescimento não tem sustentabilidade possível. No fundo é a ideia de Stuart Mill e Herman Daly sobre o estado estacionário ou estável.

Miguel Fabiana disse...

José Sousa,

Obrigado pela "dica" !

"Ecosocialism or Barbarism: There is no third way" embora com um título tremendista, o artigo pareceu-me fazer sentido! Subscrevo!

Abraço,
Miguel

José M. Sousa disse...

Miguel

Esse é um lema do "Site" "Climate and Capitalism"

O do artigo é "UK gov’t advisors call for a new society" , referindo-se ao tal relatório "Prosperity without Growth?"

Só para não haver confusões.
Abraço

Miguel Fabiana disse...

José,

Esse doc ainda o vou ler este fim de semana - hoje ainda tenho uma jornada de trabalho pela frente e mais logo é... noite de sexta-feira !

Segui os links que estavam no post que propuseste no comentário em cima e.... eram todos interessantes; irei revisitar esse site "Climate and Capitalism" mais vezes !

Percebi que eram coisas distintas, mas ambas interessantes e muito relevantes.

Mais uma vez obrigado e um abraço,
Miguel