sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O governo é parte do problema

«Ao contrário do que tinha sido previsto pelo Governo, o investimento público vai voltar a cair este ano, constituindo uma das principais ajudas para a concretização do objectivo de redução do défice». Parece que o investimento público vai atingir o «nível mais baixo em trinta anos». «Há mais vida para além do défice?».

Com este governo parece que não. As suas opções neoliberais, traduzidas na obsessão infundada com o equilíbrio das contas públicas como fim último da política económica, contribuem mais uma vez para a estagnação da procura agregada. Discursos vazios para «dar confiança aos mercados», com o governo reduzido a uma espécie de claque do sector privado, é tudo o que parece restar. Isto não tinha que ser assim.

6 comentários:

L. Rodrigues disse...

Com Socialistas destes quem precisa de Liberais?

Por isso o PSD e o CDS estão como estão...

Samir Machel disse...

João,

Mas não há obcessão com o défice.

Dinheiro para falcatruas, amigalhaços e afins não falta...

É só música de violino...

NC disse...

Dicotomia do Ladrão de Bicicletas:

Investimento Público bom.
Investimento Privado mau.

Simples! Mas se fundamentasse seria melhor.

João Rodrigues disse...

Caro Tarzan,

Onde é que eu escrevi isso? Será que custa assim tanto perceber que quando o investimento privado está atrofiado o sector público tem que dar uma ajuda? Será que custa tanto perceber que o país ainda tem carências ao nível das infra-estruturas públicas materiais e imateriais que têm de ser colmatadas pelo Estado?

NC disse...

«Onde é que eu escrevi isso?»

É o que se "espreme" deste post e de muitos anteriores.

Público bom: «Parece que o investimento público vai atingir o «nível mais baixo em trinta anos». «Há mais vida para além do défice?». Com este governo parece que não.»

Privado mau: «governo reduzido a uma espécie de claque do sector privado»

Dizer que o sector privado precisa de uma ajuda do sector público é passar um atestado de incompetência ao primeiro.

Como sabe, desconfio do sector público quanto à sua competência am actividades produtivas. Não defendo a sua extinção. Uma sociedade liberal precisa de um Estado e precisa de autoridade. Precisa de um Estado como árbito não como jogador. Mas cabem-lhe, sem dúvida algumas funções sociais desde que não seja em regime de exclusividade.

Ricardo G. Francisco disse...

Caro João Rodrigues,

O governo reduz o défice com o aumento da carga fiscal, como imagino que deve saber. Classificar as opções deste governo como neo-liberais só cola por comparação com outros anteriores. Quando vemos a justificação, não ideológica, pelo contrário de salvar os dedos e vender os aneis...lembra-mo-nos que antes de mais são socialistas de velha escola. Da escola pragmática, consequência de anos no poder.

Entretanto, post provocatório em comentário aqui:

http://small-brother.blogspot.com/2007/10/dislexia-socialista-moderna.html